Considerado um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil do Brasil, o autor brasileiro José Bento Renato Monteiro Lobato teve o seu nome escolhido para uma premiação aprovada pelo Conselho de Ministros de Portugal. A proposta da criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infantil e Juvenil é parte do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta assinado entre Brasil e Portugal, no ano 2000.
A ideia é que a honraria seja concedida a cada dois anos, para algum autor brasileiro ou português, como forma de agradecimento pela contribuição literária à língua. Além da categoria escritor, o Prêmio Monteiro Lobato também deve premiar o trabalho de um ilustrador de livros infantis e juvenis, que também seja de algum dos dois países que assinaram o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta.
Monteiro Lobato nasceu em São Paulo no ano de 1882. Durante os seus 66 anos de vida, o autor trouxe a público histórias que retratam a cultura brasileira. “Sítio do Picapau Amarelo” é, sem dúvidas, a história mais conhecida do escritor, despertando a atenção das crianças com personagens como Narizinho, Dona Benta, Pedrinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Emília, entre tantos outros, até os dias atuais.