Comemorações com bolo, velas, balões, música, presentes e tudo o que a pessoa merecer. A data do aniversário é o dia mais importante do ano para muitas pessoas e com ela, os votos de felicidade e as mensagens entre amigos são reafirmados publicamente ou pessoalmente. Alguns fazem questão de organizar grandes festas, outros saem para comemorar em pubs e bares, há os que fazem alguns quitutes em casa. E, também, existem aqueles que não possuem condições de comemorar o aniversário como gostariam.
O fato é que muita gente não sabe de onde surgiu o aniversário e os seus símbolos. A história sugere que a origem tem relação com a magia, dos povos pagãos, e a religião, após o século V, quando a Igreja Católica passou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Na Grécia antiga, Artemis, Deusa da caça, era homenageada com um bolo e velas.
Ao chegar à Alemanha, na Idade Média, o hábito era reproduzido pelos camponeses, que comemoravam os aniversários dos filhos com um bolo e o número de velas igual à idade da criança, acrescentando uma extra, pois os alemães diziam que era preciso simbolizar a luz da Vida. A data de aniversário também pode falar muito sobre a personalidade da pessoa, tendo relação com o horóscopo.
De fato, a data de nascimento se transforma em um momento emblemático na vida de cada pessoa. Por circunstâncias boas ou ruins, é a ocasião que faz você refletir questões ligadas à sua existência, ao seu ambiente de vida e até mesmo o coloca de frente ao espelho para uma análise completa. Isso faz com que se goste ou não de comemorar o aniversário.
Uma legítima leonina que ama aniversariar
Quando chega o mês de agosto, a cabeleireira Nádia Bellaguarda começa a sentir os efeitos que o signo de leão sugere. Há alguns anos em Maratá, ela diz que ama estar de aniversário, porque é a data que marca o dia que veio ao mundo. “É a coisa mais deliciosa do universo, pois recebemos a atenção das pessoas. Quem não gosta de receber a atenção das pessoas? Sentir-se querido e amado?”, relata.
O carinho transmitido naquelas 24h deveria acontecer ao ano intero, não somente no aniversário, segundo Nádia. “Quando o meu aniversário se aproxima eu fico no meu inverno astral. Algumas coisas negativas aparecem, mas começam a ficar calmas dois dias antes de 8 de agosto”, revela a leonina.
Um dos aniversários mais incríveis de Nádia foi em 2011, quando a comemoração ocorreu em um bar em Porto Alegre, com muita dança e alegria. “Minha nora estava grávida, quando às 4h da manhã eu estava na frente da banda curtindo e ela teve o início das dores do parto. Ela teve que ir para o hospital e nasceu a minha neta”, relembra, dizendo que foi o maior presente de aniversário recebido. Neste mesmo dia, anos antes, a filha mais nova da cabeleireira também nasceu.
Surgimento dos elementos do aniversário
Parabéns a você – As irmãs Mildred Jane Hill e Patty Smith Hill nasceram na cidade de Louisville, nos Estados Unidos. As duas faziam aulas de música e tiveram a ideia de criar músicas infantis utilizando melodias próprias e de músicas da época. “Good Morning to All” (Bom dia a Todos, em português) foi uma das canções inventadas. Uma composição melódica que anos mais tarde se tornou “Parabéns a Você”. Ao iniciar o século XX, a melodia apareceu em livros com a substituição do trecho “Good Morning to All” por “Happy Birthday to You” (Parabéns a Você).
A versão de “Happy Birthday to You”, no Brasil, é da autora Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999), de Pindamonhangaba, São Paulo. A escolha da versão foi promovida pela RádioTupi, em 1942, por meio de um concurso. Dona Bertha foi a vencedora e ficava irritada quando alguém cantava errado um trecho de sua versão. O correto é “Parabéns a você”, e não “pra você”, e “muita felicidade”, no singular.
Velas – Surgiramm na Grécia Antiga e reapareceram na Alemanha, nos bolos, com o número exato de anos de vida do aniversariante. Além disso, havia uma vela a mais que simbolizava a luz da vida.
Balões – Acredita-se que os balões feitos com tripas de animais foram os brinquedos mais antigos já inventados. As crianças ficam felizes com o barulho feito pelo balão. Quando estourados, a lenda diz que era uma tentativa de afastar os maus espíritos.
Presentes – A origem pode ser da Roma Antiga, quando era muito tradicional presentear o aniversariante. Também há relação com os maus espíritos, pois objetos de proteção eram espalhados ao redor do aniversariante para afastar a influência dos espíritos ruins.