Depois de um ano inteiro de atividades, é chegado o tempo de descanso. Amanhã, na escola Álvaro de Moraes, acontece o encerramento do Pibid para esse ano. Neste último dia, haverá apresentações e contações de histórias das 9h às 16h30min. Nesse dia, as turmas apresentam o que construíram durante o ano.
Professora de Artes Visuais e supervisora do programa no educandário, Ágata Schervenski Tejada Klein, de 31 anos, explica que o Pibid é um programa de bolsas de iniciação à docência, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Governo Federal, no qual os estudantes de licenciatura recebem bolsas para serem pesquisadores e atuantes na escola. “É uma experiência além do estágio, fundamental para formação de um professor, principalmente na complexidade que está a educação atualmente”, comenta.
Ágata conta que, desde criança, sempre gostou de criar, desenhar, pintar e inventar. “Mesmo que inconsciente, a arte sempre esteve presente, sempre a linguagem visual foi minha maneira preferida de comunicação”, comenta. Com a Universidade, ela teve acesso ao conhecimento da arte como instituição, do erudito, apaixonou-se pela poética dos artistas e se diz surpresa em ver como a arte é presente no cotidiano.