UTI Neonatal é um dos orgulhos do Hospital

O dia 1º de fevereiro de 2016 ficará marcado para sempre na história do Hospital Unimed Vale do Caí. Foi a partir desta data que a instituição voltou a contar com Unidade de Terapia Intensiva para recém-nascidos. O primeiro paciente foi Érico Benjamin, que nasceu com 1,905 kg e 42 centímetros, hoje esbanjando saúde. A UTI Neonatal conta com 14 neonatologistas e quatro enfermeiras, além de técnicos de Enfermagem. Por turno, são necessárias uma enfermeira, uma médica e três técnicas de enfermagem. Estão disponíveis quatro leitos de UTI e três leitos intermediários, utilizados para procedimentos com menor complexidade.

Dra. Augusta Harff.

A coordenação do grupo da UTI Neonatal fica sob a responsabilidade da Dra. Augusta Harff. “É um trabalho delicado. Até porque sabemos que estamos com o maior bem, o que há de mais precioso àquela família. É uma rotina muito gratificante”, destaca Augusta. Quando vão embora, é comum as famílias mandarem fotos e notícias. “As mães – por terem acesso liberado 24 horas por dia – passam muito tempo aqui dentro. Depois elas retornam, trazem fotos e notícias”, lembra a especialista.

Considerada pela diretoria um anseio da população local e também uma necessidade no Estado – há poucos leitos do tipo no RS – foram feitos altos investimentos para reabrir a unidade. Foi realizada reforma e o reaparelhamento do local, equipado com toda a tecnologia atual. Além disso, precisou-se investir em pessoal, já que a UTI Neonatal demanda uma equipe especializada 24 horas por dia. Entre os equipamentos adquiridos estão: aparelhos de fototerapia, berços aquecidos, cardioscópio de sinais vitais, carros, móveis, computadores, incubadora para recém-nascidos, medidor de icterícia, monitores modulares multiparamétrico e ventiladores, além de móveis e utensílios.

Nesses três anos de UTI Neonatal em funcionamento, já passaram por lá 265 bebês. Destes, 122 eram considerados prematuros. Os demais passaram alguns dias na unidade ganhando peso e se fortalecendo, apesar de não terem nascido cedo a ponto de serem considerados prematuros. É considerado prematuro o bebê que nasce com menos de 37 semanas. Além de Montenegro e região, são atendidos pacientes de vários municípios como Ijuí, Rio Grande, Santana do Livramento, entre outros.

Encontro de prematuros emocionou a todos
Realizado no último dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, o 1º Encontro dos Prematuros da UTI Neonatal do Hospital Unimed Vale do Caí emocionou quem passou pelo quiosque da instituição. As crianças roubaram a cena com sua fofura e superação. Nem de longe lembravam os bebês que passaram pela UTI precisando crescer e ganhar peso. Enquanto algumas corriam no meio do salão, outras dormiam confortavelmente no colo dos papais e mamães que, emocionados, confraternizavam a vida de seus filhos.

Bibiana e Bruno Zietlow com Érico Benjamin, o primeiro bebê a utilizar a UTI Neo. FotoS: Divulgação Unimed Vale do Caí

No dia, o presidente da Unimed Vale do Caí, Everton Bochi, destacou que o evento busca proporcionar um momento de trocas de experiências entre as famílias e os bebês que enfrentaram a prematuridade, vencendo desafios tão cedo na vida. Entre os convidados, estava o pequeno Érico Benjamin, que viria a completar três anos em janeiro. Com sorriso alegre, ele mostrava ter superado uma história de luta e barreiras vencidas com o amor dos pais Bibiana e Bruno Zietlow. “Cada dia era uma batalha diferente e a cada grama conquistada pelo nosso filho durante aqueles 14 dias internado era uma comemoração, uma espécie de vitória”, relatou Bibiana.

Você sabia?
O menor bebê já nascido é de Venâncio Aires, que nasceu, com 615 gramas, de
24 semanas

Últimas Notícias

Destaques