Peixe, a estrela da sua Páscoa

Um hábito muito comum na Semana Santa, principalmente na Sexta-feira Santa, é consumir alimentos tendo como base o peixe. Além de possuir gorduras boas para o organismo humano, como o ácido graxo Ômega 3, os peixes são ótimas fontes de proteínas. Eles ainda têm quantidades reduzidas de gordura saturada, que são prejudiciais ao corpo, além de serem fontes de vitaminas A, D e E do complexo B, e de minerais como o cálcio, fósforo e o ferro. De acordo com a nutricionista mestra em Nutrição e Alimentos Geórgia Bachi, a preocupação nutricional deve se manter ainda nesta data comemorativa. E para complementar as refeições, além de peixes assados ou grelhados, que são tradicionais nessa época do ano, a opção é investir em acompanhamentos como saladas e carboidratos integrais.

“A ideia é de que precisamos cuidar de nosso cardápio no dia a dia para, em períodos festivos, desfrutarmos com as pessoas que gostamos sem preocupações”, observa Geórgia. “No entanto, para quem não fez a lição de casa e não pode exagerar nessa data, algumas dicas devem ser seguidas para, de certa forma, evitar prejuízos maiores”, explica.

A recomendação da American Heart Association (AHA) é que pelo menos duas vezes por semana algum tipo de peixe seja consumido, com porções contendo 100 gramas, o que equivale a um filé pequeno de peixe. O cozimento deve ser sempre o mais saudável possível, com preparos grelhados ou assados.

Algumas dicas de cardápio para a Páscoa, segundo a nutricionista, podem, inclusive, conter doces e sobremesas. Confira algumas dicas dela:

Ingredientes
-1 kg de Lombo de Bacalhau Dessagaldo (opção merluza ou pescada)
-1 kg batatas médias, sem casca e cortadas em rodelas finas
-3 cabeças de cebola (opcional a roxa), cortadas em rodelas finas
-1 pimentão verde, sem o miolo, cortado em rodelas finas
-1 pimentão vermelho, sem o miolo, cortado em rodelas finas
-1 pimentão amarelo, sem o miolo, cortado em rodelas finas
-4 ovos cozidos e cortados em rodelas
-100 ml de azeite de oliva extra virgem
-Pimenta do reino à gosto
-Azeitonas pretas para decorar (opção light)
-Salsinha e cebolinha picadas, para decorar

Bacalhoada
Modo de preparo
1. Em uma panela acrescente o peixe e água filtrada, aproximadamente até a metade do volume do bacalhau, deixando cozinhar por cerca de 20 – 30 minutos. Verifique sempre se a água não está totalmente evaporada, se necessário acrescente água até o bacalhau ficar cozido, mas sem desmanchar. Cozinhe também as batatas cortadas em rodelas finas, até ficarem “al dente”.

2. Em outra panela, despeje um pouco de azeite de oliva e refogue as cebolas e os pimentões, até que fiquem dourados, temperando a mistura com pimenta do reino a gosto.

3. Então, em um refratário oval e alto monte da seguinte forma:
-Ao fundo da travessa adicione as batatas cozidas, formando uma “cama” para acomodar o bacalhau, regando-as com azeite de oliva.
-Acrescente metade da cebola e pimentões refogados
-Delicadamente adicione o peixe, com cuidado, para que não despedacem
-Acrescente o restante das cebolas e pimentões, regando tudo com azeite de oliva
-E então a última camada dos peixes, acrescendo os ovos cozidos e as azeitonas pretas, regando novamente com azeite de oliva

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Verifique se o azeite está fervendo, assim todos os ingredientes da receita irão se destacar;

5. Assim que retirar a receita do forno, salpique a salsinha e cebolinha servindo em seguida.

Salada de Quinoa
Ingredientes
-200 gramas de quinoa em grãos
-100 ml de caldo de legumes (ferva os legumes de sua preferência com agua por 1h no fogo)
-30 gramas de cenoura
-80 gramas de abobrinha italiana
-1/2 cebola
-1 limão
-sal e azeite de oliva e pimenta a gosto.

Modo de preparo
1º – Pique a cenoura e a abobrinha italiana em tiras bem finas, refogue e reserve
2º – Coloque em uma frigideira a cebola com o azeite de oliva e refogue;
3º – Acrescente a quinoa e refogue junto com a cebola;
4º – Adicione aos poucos o caldo de legumes, sem deixar o prato ficar líquido;
5º – Coloque em uma travessa os legumes, a quinoa e deixe esfriar;
6º – Adicione raspas e o suco de limão, sal, pimenta e azeite a gosto.

Dica na hora da compra
Todos os cuidados são necessários. Para garantir que um alimento fresco seja servido a sua mesa, considere alguns detalhes:
– o peixe deve estar com a barriga firme, os olhos brilhantes e salientes
– escamas devem estar bem presas ao corpo
– em caso de congelados, se a embalagem estiver “suada” pode significar que o freezer foi desligado ou teve sua temperatura diminuída.

Sobremesa
Para a sobremesa, Geórgia afirma que o chocolate é sempre bem-vindo, porém, algumas considerações devem ser levadas em conta na hora da escolha. “Amargo, ao leite ou branco? Sempre a opção com maior concentração de cacau deverá ficar em destaque. Inclusive, analisando a lista de ingredientes, será possível distinguir a diferença entre as versões existentes. A ordem de descrição dos ingredientes corresponde a de concentração no produto; o primeiro da lista é o de maior teor”, explica.

Um pouco de história
Geórgia observa que, de acordo com o calendário cristão, a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo, e o primeiro aparecimento aos seus discípulos. “O ovo, possivelmente é adicionado para mencionar o início de uma nova vida, por isso a importância desse formato. Assim como o coelho que é símbolo de fertilidade”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques