A época de final de ano é tempo de confraternizações (mesmo que em 2020 um pouco diferentes), alegria e comemorações. Nesse momento, o lixo produzido pelas famílias aumenta consideravelmente. Estimativas apontam que a alta fica em 30% na média, o que pode variar conforme a data. No Natal, por exemplo, sobe a quantidade de lixo seco, aquele que normalmente pode e deve ser reciclado, que são as embalagens de presente. E não para por aí: a demanda orgânica também aumenta. Mas, o lixo não precisa ser seu convidado de destaque neste fim de ano.
Você já andou na orla da praia após as comemorações desta época? A quantidade de lixo chama muito à atenção. Como um exemplo disso, no fim dos festejos do ano passado, o mutirão de limpeza da Prefeitura de Porto Alegre recolheu 1,8 tonelada de resíduos na orla Moacyr Scliar na cidade pela manhã após a festa de Reveillon. O evento reuniu público estimado em 160 mil pessoas. Se cada um fizer a sua parte, a redução no lixo será considerável. Esse é só um dos exemplos de que tem como festejar e mesmo assim ter cuidados com o meio ambiente.
Lixeiras ecológicas
No município de Imbé, no Rio Grande do Sul, os servidores da Subprefeitura de Santa Terezinha colocaram a criatividade em dia. Materiais que não servem mais para suas estruturas originais como ferro, madeira, pedaços de tela e tecido foram utilizados para a montagem de lixeiras que serão distribuídas em diversos pontos. A ideia é produzir 20 estruturas que serão instaladas em avenidas na faixa da praia. Não é brilhante?
Como descartar materiais neste fim de ano?
Se a confraternização é na sua casa, ou em outro lugar que você está organizando, prepare duas latas grandes de lixo. Deixe-as em local de fácil acesso para os convidados. Em uma lata identifique “lixo orgânico”, e na outra “recicláveis”. Não misture os produtos recicláveis com orgânicos. Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes devem ser descartados separadamente.
Já você vai fazer festejos na praia, parque ou em outros locais públicos, leve um saco de lixo para descartar os materiais mais facilmente. Na volta deposite em uma lixeira pública quando encontrar.
Os papéis devem estar secos quando descartados no lixo reciclável, e não podem estar amassados, somente dobrados.
Vidros, garrafas quebradas e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso ou papelão, para evitar acidentes.
Como evitar excesso de lixo?
Pratos, talheres e copos são itens indispensáveis nas comemorações de fim de ano e merecem muita atenção. Se você não quer abrir mão dos descartáveis, prefira os que forem feitos de materiais reciclados. Não dá para negar que, de qualquer maneira, a melhor opção seria optar por utensílios que poderão ser lavados e reutilizados em outros eventos.
Enfeitar um espaço é uma tarefa que pode gerar bastante lixo. Por mais que você tome cuidados para que sejam bem descartados, o melhor seria não utilizar cada vez mais materiais. Por que não reutilizar os de festas passadas? Se não tiver, faça algo realmente diferente e criando sua própria decoração com itens reciclados. Ah, e uma boa dica: A partir deste ano, já guarde enfeites para o ano que vem.
Dispense embrulhos de presentes. Faz questão? Há diversas maneiras de embrulhar o mimo de maneira consciente. Utilize jornais ou revistas velhas, papelão ou até tecidos.
Na hora de se alimentar, dá para evitar o lixo orgânico excessivo. Sirva apenas o que for comer, e após, se ainda não estiver satisfeito, sirva-se novamente. Assim, você evita desperdícios também, né?