Todos concordam que chocolate é uma delícia.Na época de Páscoa, então, ele parece adquirir um sabor ainda mais especial. Mas tem muitos mitos e verdades sobre ele. Mesmo sem saber no que acreditar, os chocólatras falam que engorda, que causa espinhas, entre outros efeitos “chocolaterais”. Mas não é só isso.
Muitos atletas de academias substituem seus shakes e suplementos por uma barra de chocolate amargo. Ele contém uma substância chamada epicatequina, que oferece mais energia para a prática de exercícios físicos, promovendo maior resistência à fatiga e maiores ganhos cardiovasculares.
Nas embalagens dos chocolates, a quantidade de antioxidantes contidos é revelada. O ideal para a saúde é que o produto contenha 80% de cacau na sua composição. Os alimentos antioxidantes são capazes de neutralizar os chamados radicais livres do corpo, gerados naturalmente e aumentados com estresse e sol. Podem dar origem a doenças, problemas cardiovasculares e também neurológicos. Não é gostoso saber que quanto mais estressado você estiver, mais chocolate você pode comer?
Como o chocolate ajuda na produção de antioxidantes, os fumantes se beneficiam também, pois têm mais radicais livres em seus corpos. Logo, a catequina e a epicatequina absorvem mais dessas partículas danosas e ajudam a diminuir os efeitos maléficos do cigarro. Entre um cigarro e outro, um cientista da Universidade Sapienza, em Roma, recomenda que os fumantes consumam de 20 a 40 gramas de chocolate amargo (mais de 70% de concentração de cacau) ao dia.
Importante: não coloque a culpa das espinhas no chocolate. Afinal, isso ainda é uma incógnita para a Medicina. O excesso de chocolate, assim como de qualquer outro alimento, prejudica o corpo.
Na Tensão Pré Menstrual (TPM), as mulheres mudam de humor por causa das dores e do desconforto. Ao comer chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Santo e delicioso remédio!
É possível haver viciados no doce? Sim. Para esses casos, o chocolate amargo é o ideal.
Chocolate é muito saudável e pode ser consumido sem dó. O amargo é a opção mais recomendada pois é rico em antioxidantes e flavonóides, reduz a oxidação de LDL e evita o depósito de colesterol ruim nas artérias.
O chocolate causa a “produção” de felicidade! Coma-o sem medo, de preferência o meio amargo, pois evita o depósito de colesterol ruim nas artérias.
De acordo com a nutricionista Pâmela Kranz, a quantidade de chocolate que se pode comer ao dia varia de 20 gramas a 30 gramas. Ela deve ser reduzida se o indivíduo estiver com problemas de sobrepeso ou obesidade. Caso contrário, esta quantidade pode ser consumida sem medo, mas sempre escolhendo a opção mais saudável entre os tipos de chocolates existentes. O ideal é sempre escolher o produto que contenha maiores quantidades de cacau, como as opções de 70% ou 80%. Os chocolates ao leite, brancos, são os que mais contêm açúcares e gordura, e devem ser evitados ou consumidos de maneira controlada. No mais, lambuze-se!
Receita de brigadeiro fit com nozes e castanhas
ingredientes:
– ½ xícara de chá de água quente;
– 2 colheres de sopa de cacau em pó solúvel;
– ½ xícara de chá de leite em pó desnatado;
– 2 doses de whey protein sabor chocolate;
– nozes ou castanhas de caju trituradas;
– coco ralado sem açúcar;
– adoçante a gosto.
Modo de preparo:
Unte a panela com um pouco de margarina light, então dilua o leite no whey protein para dissolvê-lo, e depois leve à panela em fogo brando. Adicione, em seguida, o chocolate em pó e adoçante. Mexa suavemente até que o brigadeiro comece a engrossar e a desgrudar da panela. Reserve. Quando estiver frio, faça bolinhas conforme sua preferência e passe no coco ralado, nas castanhas trituradas ou nozes. Pronto: agora é só se deliciar com esta verdadeira maravilha de doce.