Aos poucos, uso racional da água vira rotina

O cuidado com o meio ambiente deve ser uma prática natural, dentro do cotidiano de cada um. Esse hábito passa pelo consumo consciente, no qual as escolhas e compras de cada um levam em consideração os danos ambientais, seja na produção ou no uso de um produto ou serviço.

A disposição do consumidor para minimizar o impacto do consumo e agir de modo a evitar danos ao meio ambiente, utilizando de forma racional os recursos disponíveis é um dos aspectos abordados em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL). O levantamento apura o Indicador de Consumo Consciente. No indicativo de práticas sustentáveis é avaliado o impacto ambiental de ações e necessidades rotineiras do cidadão. A pesquisa aponta que 74% dos entrevistados demonstram essa preocupação em reduzir o reflexo do dia a dia no meio ambiente.

Em relação ao uso racional de água a conclusão da pesquisa indica que os brasileiros já incorporaram alguns hábitos simples, mas que fazem diferença na economia de recursos hídricos. Entre estes, está o de fechar a torneira enquanto escova os dentes, cuidado tomado por 93,6%. Conforme o Manual de boas práticas ambientais, publicado pelo Senado, ao fazer isso, em três minutos se economiza até 18 litros de água.

Do total, 87,5% afirmou evitar o desperdício enquanto lava a louça, deixando a torneira fechada na hora de ensaboar e enxaguando tudo de uma só vez. O manual indica que essa atitude evita o gasto médio de 170 litros de água. Essas e outras medidas que reduzem a perda de água são boas para o meio ambiente e também para o seu bolso. O cidadão demonstra ter consciência de que esses cuidados refletem positivamente nas finanças domésticas, pois 87,9% afirmaram que controla o valor da conta de água todo o mês, visando à economia.

A importância do uso racional da água é reforçada pela sua inclusão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser cumpridos até 2030. Nessa Agenda é previsto assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Com prazo mais curto, até 2020, é previsto proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

Vani Machado de Souza salienta que é preciso preservar o meio ambiente

Vani toma cuidados em casa
Consciente da necessidade do uso racional de água, a dona de casa Vani Machado de Souza, 68 anos, afirma que toma cuidados para evitar o desperdício. “Não lavo louça com torneira aberta, assim como fecho também na hora de escovar os dentes”, exemplifica. “E também junto toda a roupa para lavar”, acrescenta.

Seus hábitos vão ao encontro do apurado na pesquisa realizada para o cálculo do Indicado de Consumo Consciente. Vani salienta que é preciso se preocupar com a preservação da natureza e isso inclui cuidar dos recursos hídricos. Essa consciência é estimulada no seu neto, Igor, com 10 anos. “Ele também já toma cuidados para não desperdiçar”, acrescenta a moradora do bairro Timbaúva.

Dicas para economizar
– Na hora de escovar os dentes, feche a torneira e só abra quando for enxaguar a boca. Em três minutos, você economiza até 18 litros de água.
– Ao lavar a louça, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar a louça de uma vez só. Com a torneira aberta, você desperdiça até 170 litros de água.
– Lave o carro com balde. Uma mangueira aberta por meia hora consome até 560 litros. A economia pode chegar a 520 litros de água.
– Lavar a calçada com mangueira é um grande desperdício. Utilize a vassoura, ou um balde com a água de lavagem de roupa. Assim, cerca de 120 litros de água deixam de ir para o bueiro.
– Banhos demorados gastam até 120 litros de água. Em um banho de 5 minutos você economiza energia e até 90 litros de água.
– Mantenha a válvula da descarga regulada ou troque os vasos sanitários por modelos mais eficientes para evitar vazamentos.
– Cada descarga pode consumir até 30 litros de água. As válvulas modernas e a caixa acoplada ao vaso descarregam apenas 6 litros por vez. O vaso a vácuo utiliza apenas 1 ou 2 litros de água.
– Feche bem a torneira após o uso. Uma torneira pingando gasta quase 50 litros por dia. Em filete, o desperdício chega a 750 litros, e aberta consome até 45 mil litros durante um dia.
– Molhe as plantas com um regador, de preferência à noite ou ao nascer do dia. Com mangueira o gasto chega a quase 200 litros em 30 minutos.

Últimas Notícias

Destaques