Com grande expectativa, inicia hoje o ano letivo 2020 para 7 mil alunos das escolas municipais de Montenegro
Um dos momentos mais especiais para os pais, alunos e professores chegou. Aguardado com grande expectativa, começa na manhã desta quinta-feira, 20, o ano letivo 2020 da rede municipal de educação. Dentro das escolas, organização de documentos, atendimento à comunidade, reparos em salas de aula, refeitórios, banheiros, limpeza de pátio e pinturas foram alguns dos últimos ajustes feitos para receber os 7 mil estudantes após o período de férias. As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU) e entidades parceiras das instituições em Montenegro.
Com cerca de 200 alunos distribuídos em nove turmas de Ensino Fundamental, duas de Educação Infantil e uma em turno integral, a direção da EMEF Ana Beatriz Lemos prepara algumas surpresas no retorno das atividades na instituição. “Teremos algumas atividades lúdicas e de integração para a hora do acolhimento”, disse a coordenadora da escola, Elis Floss. “Essas atividades iniciais são extremamente importantes, e cabe aos professores a tarefa de ajudar com que os alunos se sintam pertencentes a esse espaço, onde muitos irão passar grande parte do tempo”, salientou.
Depois do período de férias, não são apenas os alunos que ficam ansiosos para o retorno das aulas. Com 37 anos de trabalho dedicados à educação no município, a futura diretora da escola, Mara Ribeiro, fala da expectativa do início do ano letivo. “Muitos alunos são de outras escolas, cidades ou estão tendo contato pela primeira vez com o ambiente escolar, o que nos exige muita dedicação e nos dá vontade de ver logo esses rostinhos por aqui”, comenta Mara.
Na EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan, os preparativos para receber os alunos começaram ainda no início deste mês, quando ocorreu um mutirão de limpeza e reparos na instituição. A iniciativa partiu do Conselho de Pais e Mestres (CPM) e direção da escola, em parceria com a Fundação John Deere, que foi responsável pela construção do palco central, serviços de paisagismo e pinturas das faixas de segurança e das sapatas. “A expectativa é grande para ver a reação deles com a escola de cara nova”, revela a vice-diretora da instituição, Daniela Ozório.
As melhorias e adaptações em parceria com a multinacional, pais e professores não foi a única ação desenvolvida na escola Lena Pithan para o início do ano letivo. A partir de agora, os alunos também irão contar com um toldo, resultado de iniciativa entre a instituição e o Fórum de Montenegro. “Agora eles estarão protegidos da chuva e do sol, além disso, terão mais espaço para brincar”, comemora Daniela, que está ansiosa pelo momento. “Quanto professora, fico com o coração a mil, porque sinto saudades deles”, revelou.
Foco nos projetos que serão realizados em 2020
Entre as novidades nas questões pedagógicas, está a aplicação dos novos planos de estudos baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com tudo pronto para a volta das atividades na EMEF Cinco de Maio, a vice-diretora Cristina Pires destaca o trabalho preparatório dos educadores para receber os alunos.
“Neste ano, teremos novos professores na escola, então desenvolvemos algumas atividades para a integração e preparação da equipe”, disse Cristina.
“Na última reunião, tivemos a presença do secretário do Meio Ambiente, foi quando apresentamos o Projeto Território Educativo: os encantos da nossa fauna e flora, onde iremos trabalhar a beleza do morro”, completou a vice-diretora da Escola Cinco de Maio.