O município de Salvador do Sul é caracterizado por ainda preserva parte de sua flora nativa. A presença das matas é percebido sobretudo no interior, o que garante assim qualidade de vida aos moradores. Mas no cenário urbano há uma carência de árvores espalhadas pelas calçadas, ruas e avenidas, cenário que motivou a criação do Projeto Arborizando. A iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das demais pastas da Administração, tem o propósito de assegurar proteção à natureza e embelezar a cidade.
A pasta realizou um estudo nos sete bairros visando conhecer as espécies já plantadas nos locais. Em cima deste levantamento foi desenvolvido um projeto com as árvores com melhor adaptação para cada comunidade de Salvador do Sul. “Primeiro preservamos o potencial local de cada bairro e depois estudamos as espécies que melhor se adaptam ao nosso clima e ao espaço”, revelou a secretária de Meio Ambiente, Gledes Forneck.
O cuidado visa ainda que futuramente as espécies plantadas não causem danos à estrutura das calçadas ou possam causar acidentes com a queda de sementes tornando as calçadas escorregadias. Após a montagem do cronograma, o projeto Arborizando foi apresentado às associações de moradores em reunião no dia 23 de maio. Os presentes puderam opinar sobre as espécies escolhidas e apoiaram o projeto.
O próximo passo do Arborizando é a mobilização para plantar cerca de 2.000 mudas disponibilizadas pela Prefeitura. No dia 03 de junho, a partir das 7 horas e 30 minutos, os universitários de Salvador do Sul se reunirão nos fundos do Centro Administrativo para levar as mudas para os bairros e começar a plantar. A ação vai durar todo o dia.
Mutirão para plantio das mudas será dia 03
O alicerce do sucesso será a participação de todos, e então a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está convoca os moradores a participarem do mutirão. “Todos podem colaborar, levando seus filhos, amigos, vizinhos para essa ação que também é cidadã”, ressalta o prefeito Marco Aurélio Eckert. Os participantes devem trazer suas ferramentas como enxadão, cavadeira, pá de corte e enxada.
Além dos bairros, a Avenida Duque de Caxias, Parque Affonso Christóvão Wallauer (e demais parques), UBS do Centro e praça José Lindolpho Hummes também vão receber mudas. A ação ocorre durante a comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente e contará com monitoramento das mudas plantadas nos dias 05 a 09 de junho. Os universitários vão realizar o trabalho voluntário em contrapartida do auxílio transporte recebido.