Snowland é o primeiro parque indoor da América Latina Fotos: divulgação

Economia. Cidades serranas têm turismo religioso ou de entretenimento para agradar todos os bolsos

A poucos dias da celebração que marca a ressureição de Cristo, muita gente já está de malas prontas para o feriado. Via de regra, quem busca garantir estadia, preço e um lugar ao sol tem por hábito procurar pelas agências de turismo com antecedência média de três meses, segundo especialistas.

Pior que o risco de pagar mais caro pela viagem, seja internacional para as praias do nordeste ou mesmo perto de casa, é ficar sem realizar uma viagem por falta de planejamento. Para quem tem algum dinheiro guardado e não quer deixar de passear, a dica é aproveitar o que a região oferece.

Montenegro fica praticamente ao lado da Serra Gaúcha, próxima a região das Hortências; cenário ideal para descanso em meio a natureza, turismo religioso ou desfrutar das delícias da gastronomia, seja pelos chocolates ou pela tradição da cozinha italiana. São muitas as atrações turísticas em cidades como Canela e Gramado. Elencamos algumas, totalmente gratuitas ou com baixo investimento, mas que com certeza vai deixar o feriado com boas lembranças para se contar.

Gramado figura entre os lugares mais procurados na Páscoa
A cidade serrana fica há pouco mais de 100 km de Montenegro e é perfeita para um passeio de bate e volta, mas é tão encantadora e com tantas atrações nesta época do ano, que o turista dificilmente vai querer passar somente um dia por lá. Há quatro anos a cidade criou uma autarquia para tomar conta somente dos eventos ligados ao turismo da cidade, a Gramado Tur. Segundo a assessora de comunicação da autarquia , Laura Fraga, são esperados mais de 500 mil turistas desde o dia 30 de março, quando teve início a programação de Páscoa, até 16 de abril, quando se encerram as festividades. “Teremos mais de 40 atrações diárias, todas gratuitas. Junto com os cristãos estamos fazendo também o ‘Gramado Aleluia’ com atrações para esse público. Todas as igrejas que confessam a fé em Jesus fazem parte como católicos e luteranos”, aponta Laura.

As apresentações são com artistas locais. “Vão ser em média duas apresentações em vias públicas por dia para o pessoal que vier pra cá aproveitar”, destaca a assessora.

Mini mundo é uma das atrações mais antigas de Gramado

A cidade possui mais de 150 restaurantes e conta com uma rede hoteleira com 14 mil leitos disponíveis, e costuma receber gente de todo o país, além de vizinhos do Mercosul.” Desde o Natal Luz temos visto muitos argentinos e alguns estão voltando agora”, relata a assessora.
Dentre os demais atrativos de Gramado, estão a arquitetura européia, as ruas floridas , o Mini Mundo, que é uma cidade em miniatura e o Lago Negro, um dos cartões postais da cidade. O museu de Cera exibe bonecos de celebridades. São mais de 90 personagens distribuídos em 20 cenários temáticos. Para os amantes de motocicletas, tem ainda o museu/pub temático da Harley Davidson, situado no subsolo. Quem é apaixonado por carros antigos não pode deixar de conhecer o Hollywood Dream Cars. No museu, são expostos modelos de carros e motos dos anos 20 aos anos 60. Outra atração imperdível é o Snowland, um imenso complexo de neve indoor que dispõe de mais de 30 atividades para todas as idades. Pistas de patinação, de esqui e de snowboard são os mais disputados entre o público.

Por fim, para adoçar o passeio, o Reino do Chocolate está de portas abertas. É o primeiro espaço temático de chocolate do Brasil, inaugurado em 2008. Ali, os visitantes entram em uma “máquina do tempo” que conta toda a história e origem do famoso doce, desde o cultivo do cacau pelos astecas. Mais informações sobre turismo em Gramado: http://www.gramado.rs.gov.br/turismo.00

Parque do Caracol é uma das principais atrações em Canela

Encantos naturais de Canela
Rodando pouco mais de 10 km, o turista chega na vizinha cidade de Canela, conhecida como “Cidade dos vales e cascatas”. Há dezenas de roteiros junto a natureza e na zona urbana para se conhecer.

A 20 minutos do centro da cidade, está o Parque Estadual do Caracol, uma área de proteção ambiental que atrai turistas o ano inteiro. Dentro do Parque você pode desfrutar de um passeio de trem conduzido pelo maquinista carinhosamente conhecido como Zé do Apito. O passeio narra um pouco da história da Imigração, das primeiras viagens de trem pela região e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes.

Segundo a central de informações turísticas, Canela tem pouco mais de 60 hotéis e pousadas, que juntos somam mais de 1500 leitos. No carnaval se esperava lotação média de 60%. Para a surpresa de todos, esse índice chegou a 90% da capacidade. Para a Páscoa a expectativa também é positiva. Segundo a executiva do Fundo de Turismo da Associação Comercial de Canela “De dois anos pra cá muitas pessoas locam casas, a exemplo do que ocorre na praia; fazem uma reserva para a temporada”, explica.

Mais roteiros e informações turísticas em Canela: http://www.canelaturismo.com.br/.

Deixe seu comentário