Procon-RS destaca alguns cuidados antes de viajar

Das idas rápidas ao Litoral no final de férias até viagens mais longas seja se carro, ônibus ou avião, as férias – além de muita diversão – também podem se tornar uma fonte de problemas. É que, às vezes, por pura ingenuidade, as pessoas compram produtos ou serviços de empresas que não são idôneas e saem no prejuízo. Sair de férias sempre gera a expectativa de momentos de lazer, descanso e felicidade, mas é preciso manter a atenção na hora de assumir compromissos para não cair em golpes. Alguns consumidores optam por contratar agências de viagens enquanto outros negociam diretamente serviços de deslocamento, hospedagem e passeios. Não há problema, desde que alguns cuidados sejam tomados. O Procon- RS destaca alguns cuidados importantes antes de viajar.

Dicas
– Contrate uma empresa com tradição no mercado. Solicite informações junto a amigos e parentes que já tenham utilizado o serviço do estabelecimento ou entre em contato com o Procon de sua cidade e órgãos de Defesa do Consumidor para saber se há reclamações contra a companhia;
– Verifique se a empresa possui cadastro na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens);
– Solicite por escrito, no contrato, qual o período da viagem, quantas diárias estão contratadas, qual a localização do hotel/pousada/hostel, tipo da hospedagem, traslado, meios de transporte utilizados, tipo de quarto (duplo, single), se as refeições estão inclusas e quais serviços devem ser pagos à parte e de que forma;
– Certifique-se que a agência de viagens tem um responsável no local de destino para resolver eventuais problemas. Fique atento, pois todos esses itens devem estar bem claros no contrato;
– Faça as reservas e exija um comprovante. Em caso de desistência, avise o estabelecimento com antecedência – alguns locais cobram multa em caso de desistência da reserva sem aviso prévio;
– É recomendável levar os comprovantes quando chegar ao hotel, pois se este não proporcionar o que foi prometido, o consumidor terá o direito de pedir um abatimento no preço. Se ao chegar não houver vaga, é obrigatória a transferência para outro hotel da mesma categoria.

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