Além das atrações naturais, Tramandaí proporciona eventos de cultura e lazer aos moradores e visitantes. FOTO: PREFEITURA DE TRAMANDAÍ

Pesquisa confirma preferência pelo litoral no destino das férias

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul apontou o destino preferido dos gaúchos no verão. Entre os ouvidos, 52,7% citaram que vão viajar e apontaram três praias como as favoritas: Torres, Capão da Canoa e Tramandaí.

Segundo o estudo, 41,3% dos que vão viajar ficarão até 10 dias fora das suas cidades, e 35,9% entre 11 e 20 dias. Paralelo ao banho de sol e de mar, atração natural na praia, os municípios do litoral promovem eventos para atrair os banhistas. Cultura e entretenimento são o foco das programações que tornam o veraneio mais divertido.

A tradicional Feira do Livro de Verão de Tramandaí inicia neste sábado, 12, e se prolonga até o dia 20 de janeiro. O evento ocorre a partir das 17h, na Praça da Tainha, e terá como tema: “As memórias que um livro traz, a tecnologia não desfaz”.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Tramandaí, o objetivo não é apenas influenciar a leitura, mas também aproximar os leitores dos escritores para debates de ideias. Ao longo desse período haverá atividades culturais diversas, com sessões de autógrafos, shows, workshop, entre outras atrações diárias.

Saiba mais
A pesquisa ainda mostra que as famílias gaúchas que pretendem sair em férias vão se hospedar, preferencialmente, em casa própria, de parentes ou amigos. Essa foi a opção citada por 57,6% dos entrevistados, enquanto 24,1% ficarão em hotel ou pousada e 17,2% alugarão casa ou apartamento.

Feira em Tramandaí: Programação de sábado e domingo
Sábado – dia 12
17h – Abertura da Feira;
18h – Workshop com o autor do livro “Pé na Areia – Projeto de Educação Ambiental”, professor Fabiano de Souza Marques;
19h – Abertura oficial com a presença de autoridades municipais e apresentação oficial do patrono escritor Fabian Mariotti e a Xerife Ethel Haas, bem como os patronos infantil e juvenil Bruno Freire e Maria Eduarda Rocha, vencedores do concurso Na Rede da Poesia 2018;
20h – Show musical com a Banda Municipal de Tramandaí;
Domingo – dia 13
17h – Abertura da feira. Lançamento e sessão de autógrafos da obra “Nina” – Escritora Silvana Corrêa da Silva;
18h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “13 Contos e Outros Escritos”, com o escritor Décio de Moura Mallmith;
19h – Lançamento e sessão de autógrafos da Antologia “Literatura, Vento e Mar” da Academia dos Escritores do Litoral Norte;
20h – Apresentação musical com Serginho Sá – voz e violão.

… história em Torres
Para quem quer saber um pouco mais sobre esta bela praia gaúcha, uma opção é o ciclo de palestra “A História de Torres”. A realização é na Casa da Terra, rua José A. Picoral com a XV de Novembro, aos sábados e terças-feiras durante este mês de janeiro, sempre às 20h30min.
Com entrada gratuita, o evento é uma promoção do jornalista e historiador Nelson Adams Filho, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.

Palestras em torres
Sábado, dia 12- Prisões de padres e pastores por espionagem durante a II Guerra;
Terça-feira, dia 15- Submarinos alemães entregam-se no final da guerra em Mar Del Prata, Argentina;
Sábado, dia 19 – Tesouros jesuítas enterrados em Torres – Lendas;
Terça-feira, dia 22- “Bacalhau” de Torres para a Alemanha;
Sábado, dia 26- A Casa nº1 de Torres;
Terça-feira, dia 29- Torres e região no período Neolítico.

Deixe seu comentário