Josi Luz: superação que inspira sonhos e conquistas
Início de ano é época de se inspirar com histórias de superação e realização de sonhos. A trajetória da montenegrina Josiane Camila de Azeredo, conhecida artisticamente pelo nome de Josi Luz, é um exemplo de que acreditar em si mesmo é o primeiro passo para alcançar qualquer objetivo. A atual 1ª princesa do Carnaval 2025 de Porto Alegre participou recentemente do programa Estúdio Ibiá, no qual falou dos desafios superados e das alegrias que 2024 lhe proporcionou.
Josi nasceu em Montenegro e desde pequena se imaginava nas passarelas. Membros da própria família achavam que ela sonhava alto demais e que não conseguiria ir muito longe. Contudo, a jovem optou por ignorar os comentários desanimadores e seguir em busca do que queria. Ela iniciou sua caminhada no concurso Garota Verão, aos 17 anos e, em seguida, passou a participar do carnaval local, representando escolas de samba da cidade.
A virada em sua trajetória aconteceu durante uma visita a Novo Hamburgo. Em férias na casa de um de seus irmãos, Josi viu um anúncio de inscrições para o concurso de rainha do carnaval local. Apesar das dúvidas dos familiares, ela decidiu tentar.
Conseguiu representar uma escola de samba do bairro e foi eleita rainha do Carnaval de Novo Hamburgo. No ano seguinte, conquistou o mesmo título em Sapiranga e, posteriormente, o de rainha do Cruzeiro.
De volta a Montenegro, participou do concurso de escolha das soberanas da 4ª ExpoMonte, tornando-se uma das princesas da festa. A conquista marcou sua história como a primeira mulher negra retinta a ocupar uma posição em uma corte no município, abrindo espaço para a representatividade.
Depois de “bater em muitas portas” na cidade natal, há dois anos, Josi foi morar na Capital do Estado. Desde então, a carreira como modelo e atriz vem deslanchando. Em 2024, ela fez trabalhos publicitários para várias marcas e foi destaque da propaganda eleitoral, veiculada na TV, do prefeito reeleito de Porto Alegre.
De volta ao Carnaval em grande estilo
Após mais de uma década afastada do Carnaval, Josi retornou à folia ao ser convidada pela escola de samba Vila Isabel, de Viamão, para concorrer à corte do Carnaval de Porto Alegre. Em 2024, ela enfrentou o desafio de competir após anos distante das passarelas do samba, mas destacou-se nos dois dias de concurso, que incluíram entrevistas e apresentações de samba no pé.
Eleita 1ª Princesa do Carnaval de Porto Alegre, Josi considera a conquista um marco em sua vida. A posição na corte é, para ela, uma representação da ancestralidade e da luta por espaço e reconhecimento. Ela ressalta que o título vai além da beleza e glamour, englobando projetos sociais e a promoção da inclusão.
Para as jovens que sonham como ela, Josi deixa um recado: acreditar em si mesma e persistir. Mesmo diante de inúmeros “nãos”, ela nunca desistiu. “Um dia, o sim vai chegar”, afirma. Agora, como integrante da corte, ela carrega a responsabilidade de representar Porto Alegre e inspirar outras mulheres negras a alcançarem seus objetivos.