Foto: The guardian

Esta acontecendo um eclipse total do Sol. O fenômeno vai cruzar os Estados Unidos nesta segunda-feira, 21 de agosto. No Brasil, poderá ser visto parcialmente em alguns locais do Norte e Nordeste.

Por volta das 14h15 da tarde (horário de Brasília), os moradores de Oregon, nos Estados Unidos, tiveram a chance de observar um dos fenômenos mais raros: o eclipse solar total. O sol foi “coberto” pela lua deixando as cidades em completa escuridão.

Roraima é o estado com maior expectativa de visibilidade, sendo que o começo na capital, Boa Vista, está previsto para às 14:55 (hora local) e o término às 16:58. Moradores do Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão observar o eclipse por mais de um hora e meia.

Segundo a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a porção máxima do Sol que irá cobrir as regiões irá variar entre 0% e 60%. A SAB ainda informou que o Brasil só vai ter um eclipse solar anular em 2023, e um eclipse solar total em 2045.

Os astrônomos avisam que o eclipse não deve ser observado ou fotografado sem proteção. Quem pretende ver o evento nos estados brasileiros onde ele ocorre deve usar um filtro astronômico importado ou uma máscara de solda de tonalidade 14 para olhar para o Sol. Outros materiais, como óculos escuros, chapas de raio-X e telescópios comuns, podem causar sérios danos à visão.

Também pode ser acompanhado ao vivo pelo link da NASA

Confira algumas fotos de Oregon, Estados unidos:

Deixe seu comentário