Cine + Arte Tanópolis. Cidade voltou a ter cinema no início de 2016. De lá para cá, muitos clássicos e estreias passaram pela telona
Amanhã, dia 4 de fevereiro, o cinema de Montenegro completa cinco anos da reabertura. A primeira sala de cinema do município foi nomeada “14 de Julho”, inaugurada ainda em 1911. Desde então, diversos outros nomes foram responsáveis pela telona na cidade.
Desde 2016 é o Cine + Arte Tanópolis que enche os olhos dos montenegrinos com sucessos que vão da comédia ao terror. E o responsável por estes cinco anos de funcionamento, juntamente de sua equipe, é o empresário e proprietário da sala Ewerton Brandolt. Claro, em cinco anos, muita coisa foi realizada, principalmente em ações que, em todo esse tempo, marcaram a cidade de forma muito positiva. Que tal conhecer um pouquinho do que marcou a reinauguração do cinema até seus dias atuais?
A volta
Há tempos abandonada, foi em fevereiro de 2016 que a telona de 9m x 4m do Cine finalmente voltou a fazer a alegria dos amantes de cinema de Montenegro e também de toda a região. A reabertura de uma das salas mais antigas do Estado foi marcada por uma sessão das clássicas poltronas vermelhas lotadas de crianças, jovens, adultos e idosos que fizeram questão de prestigiar a primeira exibição de 2016 no município.
Na época, Ewerton fez questão de convidar a todos para conhecerem a nova sala, e claro, pedir para que a comunidade seguisse frequentando o novo empreendimento. O pedido foi carinhosamente atendido pela população, que até hoje acompanha o Tanópolis em todas as suas fases.
O primeiro filme a ser exibido neste retorno foi a animação O bom dinossauro. Já a segunda sessão foi escolhida pelo próprio público em votação aberta no Facebook do cinema. Entre Creed e Os Dez Mandamentos, o escolhido foi a primeira opção e foi feita a vontade – e a alegria – do público montenegrino.
Para Brandolt naquele ano, a possibilidade de investir em uma sala de cinema com tecnologia de ponta era gratificante, por ele ser justamente um amante dos filmes. “A Cidade das Artes tem que ter a sétima arte. Eu sempre fui um grande apreciador do cinema e a primeira vez que eu vi um filme em cinema foi em Montenegro. Então é muito bom poder trazer isso novamente para a cidade”, disse ele ainda em 2016.
Tecnologia 3D
Ter um cinema na cidade já era desejo de muitos montenegrinos. Poder frequentar uma sala com telona e sons especiais novamente foi um verdadeiro presente para a cidade. Mas, já pensou poder conferir isso em 3D? Foi pouco mais de meio ano depois da reabertura do cinema, que, em setembro de 2016, a primeira sessão com a nova tecnologia foi exibida. O filme Pets foi o escolhido. Com a nova tecnologia, a partir daí, Montenegro pôde começar a receber até pré-estreias nacionais. Na data, Brandolt afirmou que era um grande passo para o cinema da cidade, e que foi tudo foi feito pensando no público.
Sessões inclusivas
O Cine + Arte realizou sessões especiais gratuitas inclusivas para autistas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e também usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Em 15 de abril de 2019, por exemplo, os alunos da APAE tiveram um domingo no cinema. Ideia da mãe de Ewerton, Iara Dias de Souza, que é administradora do cinema, os trailers do início do filme deixaram de ser exibidos, a sala passou a ser iluminada e as crianças puderam circular por todo o espaço. Pais ficaram muito agradecidos.
Já em maio de 2019, por exemplo, o Cine foi parceiro ao exibir sessão de um filme aos usuários do CAPS. Na época, o cinema afirmou que a parceria com o Centro é de muita importância e que fazer o bem e olhar para os que precisam é uma satisfação imensa.
Intervenções
Sempre inovando, o Cine + Arte teve algumas ações que promoveram a curiosidade ou também a surpresa dos montenegrinos. Em 2016, na exibição do filme Esquadrão Suicida, a sala de cinema teve os dois personagens principais, Arlequina e Coringa presentes na sessão. Em 2017, ocorreu uma das intervenções que mais chamou atenção da população, realizada pelo cinema e seus parceiros. Em alusão ao filme It – A Coisa, balões foram amarrados em bocas de lobo em pontos do Centro. O público logo percebeu que era uma chamada para as sessões do sucesso. Já em uma das exibições de A Freira, no meio do filme, a própria personagem assustadora adentrou a sala para o espanto de todos, em 2018.
Solidariedade
E o Cine também já distribuiu pontos de coletas de agasalhos em várias áreas da cidade. A iniciativa, segundo Ewerton, é não só ser a sétima arte no município, e sim, auxiliar instituições beneficentes da cidade. Em 2019, nas sessões de Rei Leão, o Cine + Arte aproveitou toda a expectativa por trás da obra para lançar a campanha “Cine Solidário”. Em todas as sessões de exibição da película dos estúdios Disney, o estabelecimento recebeu doação de agasalhos, que foram repassados à pessoas carentes de Montenegro.
Estreias e pré-estreias
E o Cine + Arte é bastante conhecido por trazer diversas estreias e pré-estreias de sucesso à telona de Montenegro. E por falar nisso, Ewerton destaca sucessos de bilheteria quando estrearam. Rei Leão; Os vingadores; Quando as luzes se apagam; Batman VS Superhomem; Creed. 1 e 2; Frozen, e, claro, um clássico brasileiro: Minha mãe é uma peça.
E quando se fala de sucessos em pré-estreias quem não lembra de Star Wars: Os últimos Jedi, que em 2017 teve pré-estreia à meia-noite? Ou então It: A coisa, muito aguardado pelos amantes de terror que teve todos os holofotes nesse ano?
Mas, essas não foram as únicas sessões que chamaram atenção da população. Em 2018, A Freira chegou à telona de Montenegro às 22h em pré estreia exclusiva. Já 2019 foi um ano de sucessos à meia noite. Vingadores: Últimato foi um dos maiores sucessos do Cine. Em sessão de pré-estreia, os montenegrinos puderam, até antes mesmo de algumas cidades do Brasil, prestigiar um dos filmes mais esperados do ano e a bilheteria foi sucesso. Capitã Marvel não ficou atrás e fez a alegria do público de todas as idades.