Curso gratuito ensina a combater notícias falsas

O curso “Fact-checking: a ferramenta para combater notícias falsas” é um programa gratuito de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo. Será realizado entre 5 de junho e 2 de julho de 2017, e as inscrições podem ser feitas pelo site Journalism Courses.

É inteiramente online e não terá aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada pela Internet pela diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila. Essa é a primeira agência de fact-checking do Brasil. O material didático está organizado em quatro módulos semanais, que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes aos alunos.

Cada um vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Os participantes vão aprender as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo, técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos, princípios éticos dos checadores, os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área e ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.

O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado de conclusão devem cumprir os requisitos, solicitar o certificado e pagar uma taxa administrativa de R$94,00 usando um cartão de crédito internacional. O certificado será emitido somente para os alunos que participarem ativamente do curso e completarem os testes e exercícios propostos. O documento pode ser baixado em formato PDF após o Centro Knight verificar se os requisitos do curso foram atendidos. Nenhum tipo de hora complementar formal está associado ao certificado.

Produzido pela Associação Nacional de Jornais e pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab.

Últimas Notícias

Destaques