Crianças voltaram a trazer o clima de alegria ao Espaço Cultural Braskem

Espaço recebeu alunos após longo período sem atividades presenciais

O Espaço Cultural Braskem, na Estação da Cultura, recebeu nessa quarta e quinta-feira o projeto Eco Boneco, que levou muita alegria e diversão para alunos de escolas públicas do município. Após um longo período sem poder fazer passeios escolares, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as crianças foram até o local para conferir o espetáculo “O Segredo da Floresta” e contações de histórias, que tratam de temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.

A professora Emilene Papalia, da EMEF José Pedro Steigleder, levou a sua turma da pré-escola para conferir o teatro de bonecos. A educadora conta que foi o primeiro passeio com os pequenos desde o início da pandemia. “As crianças estão bem animadas. Mesmo tendo que seguir todos os protocolos, eles estão muito felizes e nós também, de poder proporcionar essa saída das quatro paredes da sala de aula pra eles”, afirma.

Alunos da rede municipal de diversas escolas de Montenegro participaram das atividades

Para a professora, além da importância do tema em debate, a atividade foi a oportunidade de levar a arte e a cultura para as crianças que não têm acesso. “Também nesse momento de pandemia a arte se limitou muito a TV e a internet. Então esse tipo de evento traz pra gente uma esperança de que as coisas estão se colocando no lugar novamente, e trazer as crianças pra essa realidade é maravilhoso”, diz Emilene.

Sérgio André Alves da Silva – que é diretor, autor, produtor e também ator no espetáculo – conta que essa é a segunda vez que o grupo Pregando Peça, do qual faz parte, vêm até Montenegro trazer apresentações culturais para os alunos. “Agora a gente está trazendo novamente aqui para Montenegro, Rio Grande, Triunfo e Nova Santa Rita apresentações de teatro, contação de histórias para as escolas e, além disso, também capacitação para os professores e oficinas culturais e de boneco”, relata.

Teatro de bonecos foi a principal atração do evento

O diretor afirma que todas as atividades do grupo têm a preocupação de trazer temas em debate na sociedade, dessa vez o assunto escolhido foi meio ambiente e sustentabilidade. “A gente tenta, de forma lúdica e descontraída, fazer essa abordagem pra que depois os professores também consigam abordar isso em sala de aula”, declara Silva.

O projeto está sendo desenvolvido em Montenegro com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A produção é do grupo Pregando Peça e da LC Vila Nova Projetos Culturais, com financiamento da Braskem, através do Pró Cultura RS.

Deixe seu comentário