O pequeno Nicolas e a Mãe, Tamires Bienert, levaram para casa um livro infantil

Evento em formato híbrido possibilitou a volta dos livreiros à Praça Rui Barbosa

O primeiro dia de atividades da 19º Feira do Livro de Montenegro e 14º Feira do Livro do Vale do Caí aconteceu nessa quarta-feira, 6. A programação está sendo, em grande parte, virtual, no entanto, algumas atividades são realizadas presencialmente este ano. Omar Fiorini, da Livraria Noble Book, conta da expectativa para o contato com o público depois de mais de um ano sem poder realizar eventos de forma presencial. “A gente já participa do evento desde 2011 aqui na cidade de Montenegro, geralmente aqui na Praça, e é um evento bom para o pessoal que vende livro. Esse ano é um ano atípico em razão da pandemia, mas a gente está com uma boa expectativa”, relata.

O livreiro afirma que as obras mais procuradas têm sido as de literatura infantil, mas há opções para todas as idades. “O pessoal está vindo, alguns já levando alguma coisa, mas tem opções para todos os tipos de público. Sempre é bom a Feira para nós lojistas, não só pelas vendas, mas também por ser um evento literário”, declara Omar. São três bancas que estarão na Praça Rui Barbosa até este sábado, 9, das 10h às 19h. O pequeno Nicolas e a Mãe, Tamires Bienert, aproveitaram a tarde dessa quinta para levar um livro para casa. “É maravilhoso ver as coisas voltando à rotina de sempre, e pro meu filho, poder ver isso de novo, é maravilhoso”, declara Tamires.

Para completar a programação do segundo dia da 19º Feira do Livro de Montenegro e 14º Feira do Livro do Vale do Caí, ainda aconteceu um bate-papo com o escritor José Falero, além do teatro Histórias Rocambolescas de um Mundo Amazônico, teatro O Mundo Mágico de Oss e Circo Cachimônia, todos eles de forma virtual. Outros dois eventos presenciais também foram destaque; o Música na Calçada, com Rodrigo Magrão, chamou a atenção de quem passava pela Praça Rui Barbosa na tarde desta quinta. Já na parte da noite, às 19h, aconteceu uma sessão de autógrafos com o patrono e escritores montenegrinos, no restaurante DuRudi, junto ao Clube do Comércio. Durante o evento também aconteceu uma Canja Musical, com Os Lagranha.

Na quarta-feira, 6, havia ocorrido a apresentação do teatro Chapeuzinho Vermelho. À tarde, um bate-papo com o homenageado, Ernesto Lauer, e com o patrono, Mateus Araujo, trouxe uma visão sobre a importância da leitura. Mateus Araujo falou sobre o compromisso de estar representando o evento como patrono. “Estar na posição de patrono é uma honra e um compromisso, e também um aprendizado. Uma experiência de vida única”, destacou Araujo. Já Ernesto Lauer apontou a importância da leitura para a formação da escrita. “Escrever é muito importante, mas para isso temos que ter uma bagagem de leitura. Se tu não leres, sempre vai faltar elementos. Para evoluir na tua escrita, só se tu tiveres um conhecimento que é advindo da leitura”, afirmou Lauer.

A programação da quarta-feira ainda foi composta de mais três eventos transmitidos online: teatro O Mundo de Noldo, sarau Verborrágico Literatura e Música e o teatro A Última Invenção. A Praça Rui Barbosa recebeu também um evento presencial: o Música na Calçada, com Os Lords.

Noite de autógrafos dos escritores montenegrinos foi ponto alto da Feira

Confira a programação deste fim de semana
08/10 (sexta-feira)
10h às 19h – Livreiros na Praça Rui Barbosa (presencial)
9h – Contação de histórias com Bárbara Catarina (on-line)
10h – Teatro Senhor Esquisito (on-line)
15h – Teatro Lampião e Maria Bonita (on-line)
17h30min – Música na Calçada, com Pedro Sebastiani (presencial)
19h – Sarau da Periferia (on-line)
20h30min – Teatro Mágico (on-line)

09/10 (sábado)
10h às 19h – Livreiros na Praça Rui Barbosa (presencial)
10h – Literatura Negra, com Ronald Augusto, Lilian Rocha e Rogério Santos (on-line)
14h – Contação de histórias com Rosane Castro (on-line)
15h – Teatro Pinóquio (on-line)
17h – Teatro de rua As Aventuras do Fusca à Vela, na Estação da Cultura – Encerramento Oficial da Feira (presencial)
* Todos os eventos on-line terão transmissão pelo Facebook Feira do Livro de Montenegro e Sesc Montenegro

Deixe seu comentário