Leandro Cardona, Marcos Correa e Rosimari Oliveira
Tita Sartor é flautista, professor e maestro. Ele que assumiu a direção musical e artística do espetáculo. Foto: Cláusio Etges

APRESENTAÇÃO corre no estacionamento da Unisc nesta sexta-feira

Já está aberta a programação do “Natal é Arte 2020”. Mas é nesta sexta-feira, 11 de dezembro, a partir das 20h, no estacionamento Unisc, no bairro Zootecnia, que a abertura será oficializada, com o espetáculo Alma única, no formato drive-in. A capacidade de lotação do espaço, que fica localizado na Estrada Antônio Ignácio de Oliveira Filho, 1020, é de 60 carros. A retirada de senhas para participação está ocorrendo no Sesc Montenegro mediante doação de 2kg de alimento não perecível por carro. A classificação do espetáculo é livre e contará com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook da Fundarte.

Desde o início da pandemia até agora somente filmes foram exibidos no formato drive-in, mas nunca nenhum espetáculo. Com realização é da Fundarte, Associação Amigos da Fundarte, Serviço Social do Comércio-Sesc Montenegro, Unisc Montenegro e Prefeitura Municipal de Montenegro. A apresentação tem como objetivo levar o espírito natalino ao público com toda a segurança. O espetáculo Alma Única tem incentivo da Lei Rouanet, via Ministério do Turismo  Pátria Amada Brasil, Governo Federal, com patrocínio da Panvel e da Vibra.

O espetáculo Alma Única
Com direção de produção e coordenação da professora Therezinha Petry Cardona e direção musical do flautista, professor e maestro Tita Sartor. O elenco é formado apenas por artistas de Montenegro.  O espetáculo apresenta entrelaçamentos entre um recital de Música de Câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular, entre a alma brasileira e a universal, trazendo o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos. Reúne pérolas do repertório erudito europeu, reverencia o tango de Astor Piazzolla e o colorido da música brasileira, de Pixinguinha a Villa-Lobos.

As intervenções da bailarina Débora Brandt Alencastro, aliadas às diferentes combinações dos intérpretes, como a voz da soprano Rosimari Oliveira, a harpa de Leandro Cardona, a excelente flauta de Tita Sartor, o violão de Marcos Corrêa e a percussão de Rafael Marques tornam o espetáculo digno da reunião de linguagens tanto do ponto de vista conceitual como estético.

Sartor também é diretor artístico do espetáculo. Ele explica que o grupo, claro, com algumas alterações, está junto desde 2016. Os recitais geralmente ocorrem de duas a três vezes por ano. “Esse ano, como todos sabem, complicou um pouco, mas conseguimos realizar esse com apoio da Fundarte e outros associados mesmo que em forma de drive-in”, pontua. Ele conta que a intenção é realizar um espetáculo pocket. “É diferenciado. Temos música de câmara, canto e dança. O que seria só uma apresentação em violão, flauta, harpa e percussão juntando-se a cantora e bailarina e se torna um grande espetáculo”, afirma.

O espetáculo passa por várias partes, segundo Sartor. “Começa com música erudita europeia, Inglaterra, canto de músicas italianas, frança também. E vamos à Espanha. Após vamos para a América do Sul. E viemos para o Brasil que também terá música popular brasileira. É um espetáculo bem completo com vários estilos que mostram a versatilidade dos músicos e dos artistas ”, adianta.

O convite está feito! “Convidamos a todos. É bom lembrar que são apenas 60 carros para a lotação, então é importante buscar o ingresso cedo”, finaliza.

“Nós do Alma Única pensamos  na visão plástica do espetáculo, onde tudo se integra”, salienta a soprano Rosimari Oliveira. A bailarina Débora Brandt de Alencastro diz que o Alma Única traz para a cena uma conversa direta com a música e a dança, onde ambas ocorrem no palco simultaneamente e, de certa forma, a dança está abraçada pela música. “O espetáculo traz um certo aconchego neste concerto com seu repertório cuidadosamente selecionado e atenciosa condução cênica”, ressalta.

Confira a programação completa
18º feira de Artesanato

e Produtos Coloniais
– Até o dia 21 de dezembro
Na Praça Rui Barbosa, das 9h às 19h

Espetáculo Drive-in Alma única
– 11 de dezembro
No estacionamento da Unisc, às 20h
Retirada de ingressos no Sesc (2kg de alimentos não perecíveis por carro)

Concerto Drive-in com a Orquestra de Brinquedos

– 12 de dezembro
No estacionamento da Unisc, às 20h
Retirada de ingressos no Sesc (2kg de alimentos não perecíveis por carro)

Show itinerante Música a DomicÍlio
– 13 de dezembro
Pelas ruas de Montenegro, a partir das 20h

Natal para todos (Caravana/Cortejo natalino pelos bairros de Montenegro)
– Ocorre nos dias: 14 e 15
Pelos bairros, sempre a partir das 19h45min

Cortejo Natalino musical e personagens no comércio
– 19 de dezembro
Das 9h30min às 11h30min

Concerto da Catedral com Orquestra
– 21 de dezembro
Na Catedral, a partir das 20h

Deixe seu comentário