Edital contempla diversas áreas e segmentos culturais.. Foto: Arte sobre foto de Alex Racor /Divulgação CCMQ/Arquivo

O quarto edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), um dos mais representativos da Secretaria de Cultura do Estado, foi publicado no Diário Oficial ontem, 16/09. Este ano, o edital tem recursos de R$3 milhões. Uma das diretrizes para garantir que os recursos disponibilizados pelo FAC cheguem às mãos dos proponentes é disponibilizar 50% das vagas para o interior do RS.

Atendendo todas as áreas e segmentos culturais, o edital contempla audiovisual, artes visuais, artesanato, circo, dança, teatro, culturas populares, tradição e folclore, literatura, música e patrimônio cultural. Há vagas para pessoas físicas e jurídicas. Qualquer cidadão gaúcho pode se registrar e apresentar projeto. Empresas e entidades da área cultural também estão aptas a participar.

Para ser proponente de projeto, é necessário ter um registro junto ao Cadastro Estadual de Produtor Cultural. O envio eletrônico pode ser feito no site do Pró-Cultura. A finalidade é realizar projetos relacionados a um ou mais áreas e segmentos que movimentam a produção cultural do Estado. As inscrições ficam abertas até o dia 11/12.

“O FAC Movimento não limita a concepção de projetos para apenas uma ou outra finalidade. Os projetos podem trabalhar a produção, a criação autoral de bens e serviços culturais e também a circulação de atividades, de festivais, enfim, uma infinidade de projetos pode ser apresentada nesse edital”, explica Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac.

Deixe seu comentário