FOTO: Reprodução/Internet

Quem gosta do universo fantástico e tem uma paixão ainda maior pela trilogia d’O Senhor dos Anéis ou por O Hobbit não pode deixar de procurar – e comprar – nas bancas da Feira do Livro de Montenegro por A queda de Gondolin, lançado ano passado. Livro póstumo de J.R. R. Tolkien – mais um – organizado pelo seu filho Christopher, ele traz o conto de Tuor e de como ele, guiado pelo deus Ulmo, chegou até a fortaleza élfica.

Tendo como pano de fundo A Primeira Era – O Senhor dos Anéis se passa no final da Terceira Era da Terra-Média –, o livro é mais uma mostra da capacidade criativa de Tolkien. Seja na descrição dos cenários ou na criação de todo um universo cheio de detalhes, a escrita do escritor britânico prende o leitor.

A jornada solitária de Tuor até Gondolin, que poderia ser maçante, transforma-se num caminhar pela Terra Média cheio de detalhes que pode ser acompanhado pelo mapa ilustrado no livro. A batalha final pela fortaleza élfica, então, é de deixar os fãs da trilogia de filmes imaginando cenas épicas que poderiam aparecer na grande tela.

Para aqueles que gostam de ir além da história, o livro traz ainda diversos detalhes da criação do conto, incluindo versões alternativas e modificações feitas por Tolkien durante a escrita. Assim, o leitor pode acompanhar parte do processo criativo do escritor que marcou seu nome na história da literatura pelo universo por ele criado.

Deixe seu comentário