Natural. Conheça alguns benefícios das ervas para nosso organismo

O chá é uma bebida típica dos ingleses, mas já caiu no gosto dos brasileiros há tempos. Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo aliado para um bom livro, para render uma longa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo. A farmacêutica Jaqueline Kirch Vercelhece e a nutricionista Laiala Pithan tiram algumas dúvidas e mostram alguns pontos importantes sobre os chás e suas características.
O consumo de chás aumenta consideravelmente no Inverno, porém, segundo Jaqueline, esse consumo é muito recomendado durante o ano todo. “Traz benefícios terapêuticos e já que estamos ingerindo água, além de hidratar, fornece antioxidantes”, destaca ela. Mesmo assim, jamais deve-se substituir chás por água, pois a falta da mesma pode acarretar uma série de problemas no nosso organismo, como desmaios, cálculo renal e prisão de ventre.
Alguns dos chás mais consumidos durante todo o ano são os conhecidos por auxiliar no emagrecimento. Esse é o caso do chá de gengibre, chá verde e o de hibisco, que além de função diurética, estimulam o metabolismo. Mas existem outras opções que podem auxiliar durante todas as estações do ano. Além disso, beber chá todos os dias, ao contrário do que pode ser dito por aí, não traz nenhum malefício para o organismo, desde que em doses equilibradas.
O chimarrão, típico do Rio Grande do Sul, é feito com a erva-mate e traz vários benefícios como forte ação antioxidante e auxílio no emagrecimento. Porém, ao ser consumido em excesso, pode causar problemas sérios, como câncer de esôfago, estômago e diminuição nos níveis de glicose no sangue. Quando as taxas de açúcar no sangue são muito baixas, surge a chamada hipoglicemia, que gera sintomas como confusão mental, comportamento anormal e dificuldade para realizar atividades simples e rotineiras.
Além disso, é importante ter em mente que apesar de ser feito com água, a bebida não hidrata e não substitui a água. Logo, se a pessoa ingerir muito chimarrão e achar que assim está se hidratando, corre riscos de sofrer o contrário, uma desidratação. Sua cafeína também pode causar irritabilidade, insônia e até gastrite. Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de um litro por dia.

Dicas
especiais
Alguns chás possuem em sua composição cafeína. A quantidade ingerida deve ser de até 2000mg e em excesso causa irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarréia e palpitação cardíaca
Atenção as gestantes: ervas que contêm muita cafeína, por exemplo os chás preto, verde, branco e mate, aceleram o metabolismo. Neste caso, estão liberadas plantas como de camomila, erva-cidreira, erva-doce e valeriana
Conheça alguns benefícios das ervas para nosso organismo

Deixe seu comentário