Segundo a NASA, o maior asteroide já catalogado em mais de 1 século passará ao lado da Terra nesta sexta-feira (1). O asteroide se aproximará cerca de 7 milhões de quilômetros da Terra, que em termos astronômicos seria “de raspão”. Os especialistas alegaram que não há perigo de colisão.
O asteroide, que foi descoberto em 1981, recebeu o nome de “Florence”, em homenagem a Florence Nightingale, a “dama da lâmpada”, enfermeira inglesa considerada a “pioneira da enfermagem”.
“Florence é o maior asteroide que se aproxima da Terra em mais de 1 século desde o início do programa de monitoramento de asteroides da NASA”, pronunciou a agência espacial.
“Apesar de vários asteroides terem passado mais perto da Terra que o Florence, todos eles eram menores”, afirma Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da Nasa.
A NASA publicou que Florence possui aproximadamente 4.4km de diâmetro, o equivalente ao tamanho de 30 pirâmides egípcias. De acordo com a NASA, Florence não passava perto da Terra desde 1890 e a próxima vez será daqui a 500 anos, em meados de 2500.