Fotos: istock

Atenção! Animais de estimação podem sofrer com a tosagem

Ainda estamos na época mais quente do ano e, nos últimos meses, as temperaturas apresentam grandes elevações. Em Montenegro, por exemplo, em alguns dias da semana chega-se a ter mais de 30°C ainda pela manhã. E não são apenas os seres humanos que sofrem com o calor excessivo. Os animais de estimação também passam por isso. O que mais preocupa os donos de pets é a dúvida quanto às tosas do animal. Você também fica perdido neste assunto? Saiba que nem sempre tosar o pet durante o Verão é uma boa ideia para amenizar o calor, como muitos tutores imaginam. Vamos começar do início?

Como já é de conhecimento geral, cachorros e gatos não têm glândulas sudoríparas, ou seja, as que produzem o suor. Então, os pets precisam, de alguma forma, eliminar o calor do corpo. Isto ocorre através das “almofadinhas” das patas, focinho e sim, também a língua. Por isso, é comum vermos os cachorros com a língua toda de fora principalmente durante os dias mais abafados. Alguns tutores podem pensar que o animal está cansado, mas às vezes, ele apenas está regulando a sua temperatura corporal, sabia?

Tosar ou não?
Em algumas raças a tosa é sim necessária durante o ano todo. Isso não ocorre por motivos estéticos, mas sim por uma questão de higiene e saúde. O Shih-tzu, Poodle, Cocker, Lhasa Apso, por exemplo, estão dentre as raças que precisam de tosa não somente no Verão, mas a cada 45 dias, em média. Algumas raças podem ganhar a tosa de três em três meses, a frequência ideal pode variar bastante. Por outro lado, os cachorros como o Chow Chow, Golden Retriever, São Bernardo, por exemplo, possuem uma camada dupla de pelos. Assim, a pelagem serve também para esfriá-lo em dias de muito calor. Por conta disso, a pele destas raças costuma ser mais sensível, já que conta com a proteção dos pelos.

E os gatos? De fato, por conta dos pelos mais curtos, dificilmente são tosados. No entanto, como existem felinos bem peludos e o clima da região é quase sempre quente, alguns animais podem ter a necessidade de tosar periodicamente.
Então, muito cuidado ao pensar que está fazendo bem ao tosar seu peludinho sem instrução de algum especialista, viu? O profissional saberá indicar qual o tempo melhor para regular as tosas e também te afirmar quais raças devem ou não serem tosadas.

Há risco em tosar?
Para os animais, os pelos não são como as roupas para os humanos. Nós utilizamos mais roupas no Inverno para esquentar, e menos no Verão para refrescar. Os pelos dos pets funcionam como um equilíbrio. A pelagem ajuda a equilibrar a temperatura corporal do animal, servindo como um isolante térmico e ainda evitando que ele perca ou receba calor em excesso. Então, sim, há riscos em tosar seu animalzinho durante as altas temperaturas. Isso porque, sua pele fica muito mais exposta ao sol e seus raios. Na verdade, qualquer cão e até gato pode sofrer queimaduras solares e desenvolver graves problemas de pele. Às vezes, apenas aparar os pelos é a melhor opção!

Cat grooming in pet grooming salon. Woman uses the trimmer for trimming paws.

Deixe seu comentário