A Invernada Adulta do Grupo de Arte e Tradição Gaúcha (GATG) 20 de Setembro realizou a sua pré-estreia para a comunidade na noite dessa sexta-feira, 1º de março, no Clube Grêmio Gaúcho. As atividades iniciaram com um Jantar Baile, embalado pelo grupo Timbre Gaúcho, seguido da apresentação do grupo, que emocionou o público presente.
O patrão da entidade, Luiz Valdir Alves, conta que a ideia de formar a Invernada Adulta surgiu após um grupo independente participar de uma Quadrilha na Festa de São João do Montenegro, no ano passado. “Eles montaram esse grupo e não tinham onde ensaiar, então me procuraram no galpão do GATG 20 de Setembro e falaram da vontade de começar um trabalho forte dentro de uma entidade da cidade”, afirma.
Composto por 20 integrantes, os ensaios passaram a acontecer nas quartas-feiras, na sede do GATG 20 de Setembro, e aos domingos, no Ginásio Domingão do Parque Centenário. Foram meses de preparação até a pré-estreia para a comunidade. O patrão da entidade destaca que a retomada da Invernada Adulta em uma entidade tradicionalista da cidade vai possibilitar novamente a representação do município em diversas competições e festivais de dança no estado e no país. “Montenegro há muitos anos não tem uma Invernada Adulta. Então, nós estamos fazendo um trabalho diferenciado, que certamente vai trazer muito orgulho para o município”, disse.
Neste ano, a Invernada Adulta se prepara para se apresentar em eventos tradicionalistas, como o Rodeio Internacional do Mercosul, que é promovido anualmente pelo CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí. Mas a ideia é ir ainda mais longe e, segundo o patrão Luiz Valdir Alves, o objetivo é já no próximo ano participar do Enart. “Eles estão ensaiaram muito e deram um show nessa primeira apresentação. Hoje existe uma Invernada Adulta de ponta em Montenegro e que com certeza vai trazer muito orgulho para a nossa comunidade”, conclui.