E a apuração dessa denúncia?

O vereador Percival de Oliveira (Republicanos), repercutiu na Tribuna uma veiculação feita no Instagran no perfil @canoasmilgrau. No vídeo um suposto funcionário de uma terceirizada da Corsan/Aegea confessa ou denuncia: “todas as casas que não têm morador ou morador não está em casa, somos obrigados a fazer isso aí, para poder gerar a multa para a empresa e a empresa bater as metas. Então quer dizer, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Esteio, Sapucaia, aonde tiver Corsan, as equipes fazem esse tipo de serviço para botar multa no cliente.”


O relato do homem, trajando uma camiseta identificada com “a serviço da Corsan”, descreve como fazem para multar os clientes por “retirada de HD indevida”. Segundo a denúncia, a retirada do hidrômetro é feita pelos funcionários.

Este perfil tem 589 mil seguidores. O curioso é que ainda não se tem notícia de que algum órgão ou autoridade, que tem o compromisso de defender o consumidor, tenha vindo a público para dizer que isto é fake ou que está sendo aberta uma investigação.


O parlamentar pediu que este material seja anexado ao ofício de análise do aumento nos valores das contas de água, já encaminhado ao Ministério Público de Montenegro. A lógica de Percival faz todo o sentido. Se estão fazendo este tipo de coisa para gerar multas, o que podem estar fazendo para aumentar o consumo?

Imagens da semana

A semana que passou poderia ser resumida em duas imagens bem representativas:

O prefeito Gustavo Zanatta está entusiasmado com o início das obras na nova cancha de rodeio. Deu a boa notícia do alto de um potrinho. Será que ele está se preparando para a inauguração da cancha ou para desfilar na próxima Semana Farroupilha?

Em outra ponta da cidade, o presidente da Câmara, vereador Talis Ferreira, foi ver in loco as galerias pluviais antes do início dos serviços de hidrojateamento. Não basta fiscalizar, tem que aprender como tudo funciona. Afinal, 2028 é logo ali.

Reputação se constrói a longo prazo

A agência de marketing Notório, Estratégia & Reputação, com sedes em São Paulo e Porto Alegre fez uma postagem em seu perfil nas redes sociais que chamou a atenção dos montenegrinos.
Diz a publicação: Gestão eficiente não basta. É preciso um arquético político autêntico, sólido e incontestável. Na sequência apresenta o segredo dos prefeitos reeleitos mais votados do RS. Entre eles Gustavo Zanatta. No box ao lado a reprodução.

Elogio

O leitor Silmar Gomes da Rosa enviou uma mensagem à Coluna alguns dias atrás dizendo: “estou feliz que o prefeito Zanatta respeitou o desejo do povo nas urnas.” O montenegrino referia-se ao fato de que os vereadores que concorreram à reeleição e não foram eleitos, não teriam sido chamados para compor o governo Zanatta.


Em parte, Silmar tem razão. Felipe Kinn, Juarez Vieira da Silva e Valdecir Alves de Castro, até o momento, não estão trabalhando na Prefeitura. Cristian Souza (Republicanos), que na legislatura anterior entrou após a cassação da vereadora Camila Oliveira, e nesta também não obteve votos suficientes, está exercendo o cargo de Chefe de Serviços de Fiscalização do Trânsito (CC8).


Cristian estava novamente na dependência de uma “possível” cassação da vereadora Fabrícia de Souza, sua colega de partido. O vereador Sérgio Souza, que também não foi reeleito, é servidor público de carreira e retornou ao cargo que já exercia de Chefe de Serviço de Transporte Sanitário e Apoio Logístico (FG6).

Quem ganhou, quem perdeu

Com a divulgação do boletim de pessoal do mês de janeiro de 2025, foi possível conhecer as principais mudanças nos cargos em comissão. Alguns candidatos a vereança pelos partidos da base de governo acabaram perdendo espaço. André Klein Fernandes era diretor de Indústria e Comércio, concorreu pelo PL e fez 269 votos. Assumiu em seu lugar Junior Schneider (CC7), que concorreu pelo PP e fez 412 votos. Junior veio da Assessoria de Comunicação (CC4)


O Cabelo, Neri de Melo Pena, que atuou desde o início da administração – até o prazo de desincompatibilização -, como Secretário de Viação e Serviços Urbanos, e era uma aposta de puxador de votos, concorreu pelo Podemos e fez 683 votos. Voltou à secretaria, mas na função de Diretor de Serviços Urbanos (CC7).


Fabio Junior Barbosa, que atuava como Diretor de Proteção as Relações de Consumo, concorreu pelo PL e fez 311 votos. Não foi reconduzido ao cargo, que agora está sob o comando de Patrick Zaboski Pinho (FG8) que veio da Saúde, onde exercia a função de Assessor Especial (FG 10).


Brian Finger de Almeida, fez 460 votos pelo Republicanos e foi nomeado diretor de Políticas de Formação e Qualificação Profissional. A administração Zanatta fez várias outras trocas de CCs, que mudaram de secretaria e remuneração, mas em cargos de menor peso dentro do governo

Ari Müller na agricultura

O ex-vereador Ari Müller decidiu não concorrer à reeleição, mas segue na vida pública. Chegou a ser cotado para assumir secretaria de Desenvolvimento Rural, dentro daquele arranjo de duas pastas para o Progressistas.
José Vitor Cardoso, que não tinha filiação, assinou no Progressistas, passando a titular na pasta do Desenvolvimento Social.
Por isso, Ari Muller foi guindado ao cargo de Diretor de Desenvolvimento Rural.

Vlademir e Ari recebidos por Gerson e Guilherme Ketermann

Começo promissor

Falando em Desenvolvimento Rural, têm chamado à atenção as primeiras ações do secretário Vlademir Gonzaga. Acostumado às rotinas burocráticas da secretaria Geral, que comandou no primeiro mandato, não se acomodou no gabinete.


Tem feito visitas regulares aos produtores para ouvir as demandas de quem produz. Se continuar com este pique e determinação, vai se destacar nesta administração. Resta saber se a secretaria vai ter orçamento para atender às demandas do setor primário.
“Tarefa dada, tarefa cumprida”. Vladi está levando à risca o desafio que o prefeito Zanatta lhe colocou.

Últimas Notícias

Destaques