Com a correria do dia a dia, muitas pessoas esquecem de prestar a atenção aos sinais que o corpo dá quando algo não está bem. Você tem tomado cuidados com a sua saúde capilar? Tanto mulheres quanto homens sofrem com problemas na saúde capilar em diferentes fases da vida. Chega uma idade em que o cabelo enfraquece e perde volume, ou então algumas condições genéticas e doenças podem se manifestar, causando a perda de cabelo e da autoestima.
A exposição e agressões do dia a dia, somadas aos produtos e aparelhos utilizados no cabelo também fazem com que as fibras capilares percam os nutrientes naturais. Por isso, é indispensável pensar em caminhos para repor essas proteínas que são perdidas diariamente. Seguir uma alimentação balanceada, lavar o cabelo de forma correta, utilizar os produtos adequados e mudar alguns hábitos são os principais itens para ter fios saudáveis e fortes.
Alimentação saudável
A rotina pode contribuir com o fortalecimento dos cabelos, tornando-os mais saudáveis. Por isso, é importante começar pela alimentação, dando mais atenção ao que se come no dia a dia. Proteínas, vitaminas e minerais consumidos na medida correta podem influenciar diretamente no crescimento dos seus fios, por isso, busque sempre por alimentos ricos em nutrientes.
Hidratação
Como os cabelos ficam expostos ao sol, frio e vento, é natural que acabem perdendo a água naturalmente presente nos fios. Então, é muito importante hidratar as madeixas regularmente. Recomenda-se que cabelos secos sejam hidratados ao menos duas vezes por semana. Já os mistos ou oleosos devem ser hidratados apenas uma vez, sempre utilizando produtos com componentes específicos para cada tipo.
Suplementação?
Algumas pessoas podem recorrer a suplementos por conta própria e isso pode causar alterações hormonais, e até mesmo ocasionar a queda capilar. O uso desses remédios precisa ser acompanhado por um profissional de preferência médico nutrólogo, dermatologista ou nutricionista para ajudar na identificação do que é necessário repor.
Nada de água quente
Na hora do banho, procure evitar lavar o cabelo com água quente. A água fria ou morna ajuda a manter as cutículas (parte externa dos fios) fechadas, evitando a desidratação e a danificação dos fios.
Protetor térmico reduz danos
Apesar de apresentar alguns malefícios, para algumas mulheres é quase impossível ficar sem o secador, chapinha ou modelador. Por isso, investir em produtos que tenham como principal função a proteção térmica é fundamental para garantir cabelos saudáveis. Além de proteger os fios do calor, ajuda a selar as cutículas, diminuindo o frizz, hidratando e garantindo mais brilho.