Exames noturnos serão realizados até o dia 3 de junho. Foto: istock

A Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro, na Timbaúva, e a UBS Centro, na Ramiro Barcelos, estão realizando, até o dia 3 de junho, atendimentos especiais a mulheres que precisam fazer o exame preventivo de câncer do colo do útero. O horário, das 18h30min às 21h30min, atende as pessoas que não conseguem realizar as coletas em horário de trabalho ou não têm com quem deixar os filhos. Para acessar o serviço, é preciso fazer inscrição prévia através dos telefones (51) 3632-1042 ou (51) 3632-8346, das 9h às 15h.

O exame Papanicolau é o principal método para o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar algum sintoma. Também é indicado para detectar infecções, incluindo a provocada pelo HPV. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual precisa submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, deve ser feito todos os anos.

A presidente do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materno Fetal e Infantil, Transmissão Vertical de HIV/Sífilis e Hepatites Virais, enfermeira Sabrina Rosa de Oliveira Müller, relata que a procura tem sido intensa. “Até a última terça-feira, 17, 51 exames haviam sido realizados. Consideramos os números interessantes”, avalia Sabrina.

Um ponto importante é que as mulheres que agendam os exames devem comparecer rigorosamente no dia e local marcados. Em caso de não poderem ir, as equipes precisam ser informadas. “Agendamos 12 exames por noite, mas, em média, 8 pacientes comparecem”, explica a enfermeira. Após a realização, a mulher deve retornar ao posto de saúde de referência, na data marcada, para saber o resultado e receber instruções.

Compartilhar

Deixe seu comentário