Pedidos da safra devem ser feitos até dia 5. Solicitações para a safrinha ocorrerão de 8 a 12 de junho. FOTO: Fernando Kluwe Dias

Produtores interessados têm até o dia 5 deste mês, sexta-feira, para realizar o pedido de milho ou sorgo da safra 2020/2021, etapas 1 e 2, por meio do programa de Troca-Troca de Sementes. As solicitações devem ser feitas pelas entidades representantes por meio do site do Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper) (www.feaper.rs.gov.br). Para a safrinha, o período para pedidos foram adiantados em relação a anos anteriores e devem ser feitos de 8 a 12 de junho.

De acordo com a secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho e agosto e da safrinha em novembro e dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os contatos em caso de dúvida devem ser feitos preferencialmente pelo e-mail feaper@agricultura.rs.gov.br. “Importante também dizer que o sistema do Fundo tem compatibilidade com o navegador Mozilla Firefox e que está rodando bem, sem problemas”, pontua o chefe da Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Jonas Wesz.

Wesz destaca que as entidades que desejarem podem cadastrar novos agricultores. Para tanto, estes precisam ter a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ativa; CPF; informar a finalidade de uso da cultura (grão, silagem, entre outras); informar se a tecnologia de semeadura é mecanizada ou manual; telefone; endereço; e e-mail (opcional). “As entidades que não conseguirem acesso com a senha antiga, devem solicitar uma nova pelo e-mail, informando o nome e a cidade”, informa Wesz.

Deixe seu comentário