Evento abordará temas como regularização do uso da água, qualidade dela e seu armazenamento. Foto: Emater-RS/Ascar

Acontece nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 13h30min, em Bom Princípio, o 1º Seminário de Segurança Hídrica da Bacia do Rio Caí. O evento promoverá uma série de discussões sobre regularização do uso da água, armazenamento do recurso e qualidade desta para a aplicação na olericultura. A atividade ocorre no Centro de Eventos de Bom Princípio e, para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus, também poderá ser acompanhada de forma virtual pela plataforma Team através do site https://shortest.link/1vR2.

Um dos painelistas, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, discorrerá sobre a importância do armazenamento da água na propriedade rural. “A intenção é a de promover uma reflexão sobre este tema, já que sem água não há desenvolvimento na agricultura, o que interfere na qualidade de vida e na renda das famílias”, comenta. Brandoli lembra o fato de que o Vale do Caí, como importante região de produção olerícola no Estado, possui uma grande necessidade nesse sentido.

A legislação que define os parâmetros para a outorga do uso da água também estará em debate. A palestra sobre o tema será proferida pelo engenheiro agrônomo da secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), Francisco Marodin. Haverá, ainda, debate sobre a qualidade da água para o uso na horticultura, com os doutores João Bender e Eduardo Tondo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O seminário é uma promoção da Emater/RS-Ascar – que atua em parceria com a secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) –, da Câmara de Olericultura do Vale do Caí e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS). O evento conta com apoio do Sicredi, do Sebrae/RS, da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio Caí (Codevarc), da Prefeitura de Bom Princípio, da Frente Agropecuária Gaúcha, da UFRGS e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Programação
13h30min – Abertura
14h – Regularização do uso da água: sistema de outorga do RS. Com engenheiro agrônomo Francisco Marodin, da Sema/RS
14h40min – Qualidade da água para uso na horticultura. Com os doutores João Bender e Eduardo Tondo da UFRGS
15h20min – Armazenamento da água na propriedade rural. Com gerente regional da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli
15h40min – Mesa redonda (debates e perguntas)
16h10min – Encaminhamentos

Deixe seu comentário