Sanemaneto básico foi elencado como uma das ações prioritárias dentro do plano de bacia do Comitê Caí, que inclui 41 municípios. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Com o tema “Alternativas de Recursos: Saneamento Básico na Bacia Hidrográfica do Rio Cai”, o Fórum Caí 2018 acontece no dia 30, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) de Montengro. O evento, promovido pelo Comitê Caí e pelo Ministério Público (MP) com apoio da Unisc, é aberto para todos os interessados. O público-alvo são os representantes das Prefeituras dos 41 municípios que fazem parte da bacia do Rio Caí. As palestras iniciam às 9h. A previsão de término do evento é para as 16h30min. Interessados podem confirmar presença pelo e-mail [email protected]

A presidente do Comitê Caí, Karla Leal Cozza, diz que o tema do fórum foi elencado como uma das ações prioritárias dentro do plano de bacia do Comitê. “A falta de saneamento prejudica a qualidade das águas de nossa bacia e afeta todos os usos mais nobres deste precioso líquido”, comenta.
Ela destaca que o encontro tem como objetivo esclarecer para as Prefeituras suas responsabilidades no assunto, bem como atualizar os dados de cada Município, possibilitando um maior conhecimento entre os gestores, e fornecer informações sobre as possibilidades de recursos que auxiliem na solução deste problema. Karla diz ainda que a ideia é criar e fortalecer os laços entre todos os usuários bacia hidrográfica e o Comitê para encarar em conjunto os desafios enfrentados pelo Rio Caí.

Programação
9h – Palestra “Bacia hidrográfica, Plano Caí e panorama de saneamento básico”, com Karla Leal Cozza, presidente do Comitê Caí, e Rafael José Altenhofen, vice-presidente do Comitê Caí.
10h – Palestra “Órgãos gestores de recursos hídricos – Responsabilidade do administrado municipal no saneamento”, da Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.
10h30min – Panorama de saneamento e principais demandas regionais, com reunião dos Municípios entre as três regiões da bacia hidrográfica.
14h – Apresentação dos Municípios por região da Bacia Hidrográfica.
15h30min – Palestra “Possibilidade de recursos para Prefeituras”, com Tiago Luis Gomes, mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; Demétrius Jung Gonzalez, mestre em Arquitetura com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo; Cássio Alberto Arend, mestre em Direito e pós-graduando em Demanda Sociais e Políticas Públicas.

Deixe seu comentário