No encontro, Governança Regional de Turismo irá solicitar substituição do “Vale do Caí” por “Vale da Felicidade” no nome da rota. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Ocorre no dia 1º de julho, segunda-feira, em Montenegro, uma audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa com o tema “A Rota Turística do Vale do Caí: um plano de desenvolvimento regional pelo turismo”. O encontro está marcado para as 14h, na Câmara de Vereadores, na rua Álvaro de Moraes, número 1515, na beira do rio.

Na audiência pública, o deputado estadual Tiago Simon, autor da lei que instituiu a Rota Turística do Vale do Caí, irá versar sobre o tema. Além disso, a Governança Regional de Turismo do Vale do Caí irá apresentar o Plano de Ação do Turismo no Vale do Caí, que foi desenvolvido ao longo de 2018 com apoio do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Também serão apresentados atrativos turísticos que compõem outras rotas da região, como a Rota Sabores e Saberes, Caminho das Velhas Colônias, Caminhos da Fé e Caminho do Coração.

De acordo com a coordenadora da Governança Regional de Turismo do Vale do Caí e diretora de Turismo de Montenegro, Michele Martins Nunes, a audiência pública será um momento para se conhecer o que se tem projetado para o desenvolvimento turístico da região. “A partir do exposto, os ouvintes poderão tornar-se interlocutores, colocando suas ideias e sugestões para avançarmos na consolidação de nosso destino turístico”, comenta.
Michele salienta que a Rota Turística do Vale do Caí fortalece o Plano de Turismo Integrado, contemplando o que já vem sendo desenvolvido pela Governança a partir do programa de regionalização de turismo que busca aproximar municípios por afinidades culturais e geográficas. “É um instrumento legitimador do destino turístico dando suporte para a busca de recursos, tanto em propostas integradas como para cada Município e empreendimentos do setor”, reforça.

A coordenadora da Governança adianta que no encontro será pedido que a alteração do nome da rota para Rota Turística do Vale da Felicidade. “Vale da Felicidade” é uma marca que está sendo trabalhada há anos pelo turismo da região. “Encaminhamos recentemente uma solicitação de alteração do título turístico da região junto ao Ministério do Turismo para a nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que deve ser concluída em agosto desse ano”, afirma. “A partir dessa data, todo material de divulgação do programa de regionalização do turismo brasileiro irá nos apresentar como Vale da Felicidade. Pela mesma razão desejamos alterar o título da rota, pois são instrumentos importantes de divulgação e legitimação do destino”, explica.

Deixe seu comentário