Mais de 20 produtores compareceram à primeira oficina do programa Foto: Divulgação/Unisc

Após a primeira oficina com agricultores familiares, na última sexta-feira, o Núcleo de Extensão Tecnológica e Gestão Rural para Agricultura Familiar no Vale do Caí, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), começou ontem as reuniões com os 21 produtores interessados para discutir cada caso de forma específica. Esses encontros devem seguir até o dia 19 de maio. Após, no dia 7 de junho, será realizada um oficina sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Apesar de esperar um número maior de interessados, a coordenadora do Núcleo, professora doutora Cidonea Machado Deponti, destaca que, segundo a experiência vivida no projeto-piloto, os produtores que se apresentaram realmente possuem interesse no programa.

Segundo ela, os interessados vieram de Montenegro, São José do Sul e Pareci Novo e trouxeram demandas variadas como, por exemplo, gestão da propriedade, diversificação da produção, cultivo de agroflorestas, turismo rural e horticultura orgânica.

“O encontro foi muito interessante. Os participantes demonstraram-se realmente interessados e abertos a possibilidades”, analisa Cidonea. Ela destaca que a equipe ficou muito feliz com a adesão dos agricultores e espera desenvolver um trabalho de construção coletiva e de promoção do desenvolvimento rural no Vale do Caí. O Núcleo tem como objetivo auxiliar os agricultores familiares nos processos de registros das informações, controle gerencial e de custos das atividades rurais, além de desenvolver um sistema de gestão rural adequado às necessidades de cada propriedade.

Agricultores familiares que tiverem interesse em participar ainda podem se inscrever no programa. Para isso, é possível entrar em contato com os pesquisadores pelo telefone 3649-4124 ou via email, nos endereços [email protected] e [email protected] O Núcleo funciona no campus Montenegro da Unisc, localizado no bairro Zootecnia, e está aberto ao público das 13h30min às 17h nas terças, quartas e quintas-feiras.

Deixe seu comentário