EMEI Sapatinho de Cristal está tendo seu pátio interno coberto. FOTO: Prefeitura de Brochier

Reformas. Instituições de ensino passaram por melhorias durante as férias

Na próxima semana, as centenas de alunos que fazem parte da rede municipal das cidades de Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul retornarão às salas de aula para mais um ano letivo. Confira mais informações sobre a volta às aulas em cada um dos municípios:

Brochier
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Sapatinho de Cristal retomou suas atividades no dia 4 deste mês, já com as três novas salas em funcionamento e contemplando as crianças que se encontravam na fila de espera.

As aulas do Pré A desse educandário terão início no dia 20 de fevereiro, próxima quarta-feira, junto com as escolas municipais de Ensino Fundamental Emílio Bauer, Leonar Ricardo Bauer e Professor Jorge Felipe Allebrandt.

Nesta semana, os professores estão em formação e também realizando reuniões e atividades nos educandários. De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Claudine Haupenthal, o projeto Arco-Íris, desenvolvido no contraturno escolar, também retoma suas atividades no dia 20.

Conforme a secretária, além de as caixas d’água passarem por limpeza e as escolas serem dedetizadas, melhorias foram promovidas. Na EMEI Sapatinho de Cristal, a obra de cobertura do pátio interno já está em andamento.

Já a EMEF Emílio Bauer passará a ocupar o novo prédio, que foi concluído e cercado ano passado. Na EMEF Leonar Ricardo Bauer, onde também foi feito o cercamento em 2018, está em andamento a instalação de um acesso coberto na entrada da escola. A pracinha infantil também será pintada e está em execução a melhoria na avenida Emancipação, que dá acesso ao educandário.

São José do Sul
As aulas do Ensino Fundamental em São José do Sul serão retomadas na segunda-feira, dia 18. No entanto, a Escola Municipal de Ensino Infantil Laranjinha, a Creche Laranjinha, retomou suas aulas ainda no dia 6 deste mês.

A principal novidade é justamente no educandário infantil, onde está sendo realizada obra de ampliação de duas salas, bem como a colocação de forro no saguão, pintura externa do prédio e implementação de duas áreas para recreação, sendo uma externa e outra interna. A obra tem um custo total de R$ 153.800,22, pago com recursos federais. A obra iniciou em janeiro e tem prazo de 90 dias para ser entregue, no entanto, a expectativa é de que esteja finalizada até o final desse mês.

Creche Laranjinha está sendo ampliada. Obra deve terminar neste mês. FOTO: Prefeitura de São José do Sul

Maratá
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Descobrindo a Vida retomou as aulas no dia 4 de fevereiro. Já as escolas de Ensino Fundamental regidas pelo Município retornam nesta segunda-feira, dia 18. Durante o mês de janeiro e ainda em fevereiro, todas as escolas municipais passaram por reformas e adequações, segundo informação da secretaria municipal de Educação e Cultura. Entre as melhorias estão pinturas, adequações dos espaços internos e também aquisição de equipamentos. A desinsetização e limpeza das caixas de água das escolas também foram realizadas. Veículos utilizados para o transporte escolar também foram devidamente revisados para iniciar o ano letivo em dia. Além disso, servidores das escolas e professores passaram por capacitação. Conforme a secretária Clarine Pittelkow Luft, as escolas municipais de Maratá oferecerão oficinas variadas no contraturno escolar em 2019, como artesanato, canto-coral, língua Alemã, teatro e banda marcial. Para as Séries Finais do Ensino Fundamental também serão oferecidas aulas de agroecologia, informática e de iniciação científica. “Na Educação Infantil será priorizado um atendimento de qualidade, o ‘cuidar-educando’. Além da rotina diária serão oferecidas oficinas de recreação, atividades físicas, hora do conto e musicalização, essenciais para o desenvolvimento das crianças”, destaca Clarine. Ela salienta o fato de o Município começar o ano letivo sem fila de espera na Educação Infantil.

Pareci Novo
As escolas municipais de Ensino Fundamental retomam a aula dia 20, quarta-feira. No entanto, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Professora Elisane Schneiders Lucktmeier voltou a atender suas turmas uma semana antes, já recebendo crianças a partir do dia 13.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Carla Specht, foram realizadas pequenas reformas e manutenções em todas as escolas. No entanto, ela salienta que obras maiores estão licitadas para ocorrerem na EMEF Catharina Fridolina Weissheimer e na EMEF José Pedro Mendel.

Sobre as novidades que os alunos da rede municipal podem esperar, Carla diz que se vive, na Educação, num tempo de muito estudo e garante que toda a rede está envolvida na construção do currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Deixe seu comentário