Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina(CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade no Brasil e as formas de prevenção do suicídio. Na região, algumas atividades serão realizadas para alertar sobre o tema.
Em Maratá, a secretaria municipal de Saúde (SMS) desenvolve durante todo este mês um trabalho de conscientização, abordando a valorização da vida e a importância de se falar sobre os sentimentos e angústias. Durante o Setembro Amarelo, as agentes comunitárias de saúde realizarão visitas domiciliares e conversarão sobre o assunto, distribuindo imãs com dicas de saúde.
Atividades lúdicas também serão realizadas na Sala de Espera do Centro de Saúde. Essas intervenções envolverão as diversas equipes que compõe a SMS. A primeira intervenção ocorreu na terça-feira e a próxima está marcada para o dia 14, quinta-feira, às 8h. Outras atividades irão ocorrer no dia 19, às 13h, no dia 26, às 13h, e no dia 28, às 8h. Além disso, o Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva (Numesc) distribuirá aos profissionais da saúde uma cartilha com informações disponibilizada pelo Centro de Valorização da Vida.
Em Brochier, a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social realizará abordagens sobre o assunto nos grupos terapêuticos e levará informação sobre o Setembro Amarelo através dos agentes de saúde. Em Pareci Novo, a equipe da secretaria municipal de Saúde e Assistência Social ainda está definindo a programação para o mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Em São José do Sul, não haverá atividades voltadas ao Setembro Amarelo.