Cantora de Brochier, também foi destaque na final do Festival
A final da segunda edição do Festival Popular da Canção, de Teutônia, teve o destaque de duas representantes do Vale do Caí. A jovem marataense Isadora Schmidt conquistou o terceiro lugar pela categoria Juvenil do Festival. Quem também brilhou na final do evento foi a jovem cantora de Brochier Eduarda Bergmann Haupenthal, também na categoria Juvenil.
A trajetória de Isadora no meio musical não é recente. “Comecei a cantar com 8 anos por meio de um incentivo do professor Adriano Schramel, que na época atuava como professor no município”, conta a marataense.
A cantora afirma que sempre gostou da arte, o que a levou a aprender à tocar saxofone e desenvolveu melhor o canto. “Também comecei a participar de uma banda, em 2019, que se chama Banda Estrelitta, na qual aprendo muito ao lado de ótimos músicos”, destaca.
A participação no Festival Popular da Canção foi uma oportunidade de agregar experiência. Isadora conta que foi o primeiro festival de música no qual se apresentou, antes de disso havia participado com a banda que toca só em mostras de arte do município. “Foi uma experiência muito gratificante, fiquei muito feliz em poder representar minha cidade. Também me senti muito feliz em cantar de novo, pois com essa pandemia fiquei bastante afastada de apresentações, e foi ótimo pisar em um palco de novo”, conta a jovem.
Cantando a música Evidências, de Chitãozinho e Chororó, Isadora emocionou o público que acompanhava o Festival de casa, através do YouTube. “Me senti muito orgulhosa e feliz comigo mesma. Sinto que fiz muito bem meu papel e consegui emocionar muitas pessoas”, destaca.
Sobre os planos para o futuro a jovem cantora diz ainda não saber se seguirá carreira no meio musical, mas a participação no Festival ajudou a perceber o quanto a música está presente em sua vida. “Pude de alguma forma me aperfeiçoar mais no canto, assim como na postura diante ao palco”, relata Isadora.
Cantora de Brochier também se destacou e chegou na final do Festival
Representando Brochier, a jovem cantora Eduarda Bergmann Haupenthal também foi destaque na final do Festival Popular da Canção.
A paixão pela música sempre esteve presente na vida de Eduarda. “Desde pequena gostava de cantar junto com os CDs que ouvia em casa ou no carro, então entrei no coro infantil do município, onde criei ainda mais gosto pela música”, conta.
Foi no coral que Eduarda descobriu a paixão pele música, ela conta que a vontade de aprender mais a levou a fazer aulas de técnica vocal, o que abriu os horizontes e trouxe outras oportunidades.
A jovem destaca a participação no Festival Popular da Canção como uma das principais experiências vivenciadas. Ela conta que a escolha das músicas que iria cantar não foi nada fácil, mas usou algumas técnicas que ajudam a compor o repertório. “Priorizo aquelas músicas nas quais mais me identifico naquele momento. Depois penso naquela que melhor representaria o público e o tipo de evento. Por fim, encaixo as questões técnicas”, afirma.
Apesar de já ter participado de outros festivais antes, Eduarda relata que desta vez foi especial, porque foi a oportunidade de voltar ao palco depois de ficar algum tempo sem se apresentar por conta da pandemia. “Pude também conhecer outras pessoas e dividir o momento com elas”, destaca a jovem.
Ter chegado até a final do Festival Popular da Canção foi uma grande realização para a jovem que sonha um dia ser professora de técnica vocal e trabalhar como maestrina de coro infantil. “Para mim foi uma grande conquista chegar na final, poder saber que gostaram do meu trabalho é algo muito gratificante”, afirma Eduarda.