Melhorias visam manter as instituições aconchegantes para o ano letivo
No período de férias o silêncio fica estabelecido dentro das escolas de ensino fundamental e médio da região. Porém, mesmo sem alunos, há pessoas trabalhando dentro dos educandários, preparando os prédios para mais um ano de intensas atividades e deixando tudo em perfeitas condições aos alunos, professores e comunidade escolar.
Em Maratá, o Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves está com o visual externo mais bonito. Pintores deixaram paredes brilhando com novas camadas de tinta azul, cor símbolo da escola. Mirtes Maria Sost é professora de artes e assumiu novamente a direção no último dia 27 de dezembro. Ela já foi diretora entre 2004 e 2012.
Mirtes afirma que no verão acontecem reformas de rotina, entre as quais se incluem pinturas, raspagem de paredes, colocação de massa corrida nas alvenarias internas e externas. “Por fora a pintura foi concluída e agora estamos fazendo as melhorias internas”, diz.
Conforme a professora que dirige a instituição, ainda haverá a pintura dos brinquedos da pracinha e limpeza do pátio, com revitalização das floreiras e canteiros. “Os móveis estão em dia e as salas de aula foram pintadas no ano passado, por isso terão somente a limpeza das paredes”, comenta.
Nesta semana, quem assumiu a coordenação dos trabalhos foi o vice-diretor Luis Carlos Lottermann, que fica no cargo de diretor até a volta da titular, no início de fevereiro. A diretora classifica as melhorias como fundamentais para tornar a escola um local aconchegante aos alunos, pois isso impacta no ânimo deles e de toda a comunidade escolar.
O custeio das reformas é dividido entre o Círculo de Pais e Mestres (CPM), que paga a mão de obra, e as tintas foram compradas com verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), pertencente ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 14 e 15 de fevereiro a equipe diretiva se reúne para montar o calendário escolar, orientações e programação. A estimativa da escola é receber cerca de 190 alunos, permanecendo com a faixa de estudantes que concluíram o ano de 2018.
Já na cidade de São José do Sul, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) São José do Maratá está recebendo uma nova pintura durante o período de férias. A EEEM São Francisco de Assis, de Pareci Novo, também recebeu pintura nova na área
interna e externa. De acordo com a diretora Maria Elena Reinehr, ainda em 2018, foram feitas reformas na cozinha e no refeitório do educandário.
Na EEEM Erni Oscar Fauth, em Brochier, a principal melhora foi a reforma do telhado e forros das salas, tudo custeado pelo Estado. Essa obra teve início em setembro do ano passado e foi finalizada em dezembro.