Neste ano, votação será completamente digital. Voto pode ser feito pelo celular. FOTO: Divulgação/SPGG

Votação ocorre de 26 de outubro a 3 de novembro de forma digital

A comunidade do Vale do Caí poderá escolher entre três opções na votação da Consulta Popular deste ano. A cédula de voto montada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Codere) do Vale do Rio Caí apresenta como projetos passíveis de voto o aumento da capacidade das rodovias regionais, com elaboração do anteprojeto de construção de uma ponte ligando o Vale do Caí à Serra (conexão da ERS-122 com a ERS-124); a implantação de usina asfáltica regional que atenda aos Município do Vale do Caí para a manutenção das estradas vicinais; e a criação de redes de cooperação para preservação de água com a implantação de açudes e compra de cisternas para irrigação das propriedades produtivas nos Municípios do Vale do Caí.

Está disponível para o projeto mais votado, que tem sua execução prevista para 2021, R$ 342.857,14. O segundo projeto com mais votos terá sua execução condicionada à receita do Estado, também tendo um valor de R$ 342.857,14.

O presidente do Corede Vale do Caí, Alzir Aluisio Bach, destaca que, hoje, os recursos da Consulta Popular estão mais voltados para projetos de desenvolvimento regional. “Como o recurso é pouco, não tem como fazer grandes coisas com isso. Estamos tentando otimizar o máximo possível, usar em algumas coisas que possam causar um impacto positivo na região”, explica.

“São projetos importantes. Queremos utilizar o recurso para fazer os projetos e, depois, com eles em mãos, buscar, especialmente junto ao Governo Federal, recursos para sua execução”, diz Bach sobre os três projetos que estarão na cédula de votação da região.

Ele salienta que a participação da população através do voto é de muita importância. “É uma coisa simples (o método de votação), fácil, pela internet. Pode fazer a partir do seu celular, do seu computador. A gente gostaria muito de ver a região se manifestando e participando desse processo de participação popular”, reforça presidente do Corede Vale do Caí.

Por conta da pandemia, esse ano a votação será feita exclusivamente de forma digital e acontecerá entre 26 de outubro e 3 de novembro. O voto poderá ser feito pelo site da Consulta Popular (vota.rs.gov.br) ou por SMS. Para votar é necessário ter em mãos o título de eleitor. A mensagem de texto deve ser enviada para o número 29634 da seguinte forma: “RSVOTO#número do título de eleitor#número do programa na cédula”, tudo junto, separado apenas pelo sustenido.

Deixe seu comentário