Foto: Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí

A Defesa Civil Estadual emitiu nesta quarta-feira, dia 15, alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúcha, em decorrência das chuvas acumuladas previstas para a partir desta quinta-feira, 16. O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em função risco hidrológico (inundações) nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e bacia do Taquari: cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Montenegro, Lajeado, Santa Tereza, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado.

O nível dos rios segue em recuo, mas ao longo do dia as chuvas retornam ao Rio Grande do Sul, acumulando os maiores volumes novamente na metade norte gaúcha, ainda que em intensidade menor do que de uma semana atrás. Nesta região o solo já encontra-se saturado e os rios acima da normalidade em função das chuvas e eventos de cheia ocorridos nos últimos dias. Os prognósticos indicam que a maior parte da chuva prevista deve virar escoamento superficial, contribuindo rapidamente com a elevação dos rios nas bacias da metade norte, bem como potencializando a ocorrência de inundações.

As maiores respostas devem ocorrer, principalmente, em nível de sub-bacia, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem. Também serão previstos em bacias com rápida resposta, como Taquari-Antas, Pardo e Caí, e também nas bacias do Sinos e Gravataí as quais seguem com níveis acima dos limites de inundação.

A Defesa Civil Estadual juntamente com a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e de Infraestrutura segue acompanhando a evolução das chuvas. As nove Coordenadorias de Defesa Civil estão com todas as equipes técnicas mobilizadas para prestar suporte aos municípios.

Na sexta-feira, dia 17, as instabilidades perdem força e a chuva só acontece no norte gaúcho, no período da manhã. No restante do Estado o tempo mistura sol com nuvens.

Deixe seu comentário