Declarações podem ser entregues nos escritórios de Defesa Agropecuária ou por e-mail. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Encerra no dia 31 deste mês o prazo para produtores rurais proprietários de animais entregarem a Declaração Anual de Rebanho. O formulário se encontra disponível na Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Montenegro, nos escritórios de Defesa Agropecuária dos Municípios ou pelo site da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) pelo link www.agricultura.rs.gov.br/produtor-rural.

Devido à pandemia, está sendo aceito que as declarações sejam entregues via e-mail. Os formulários preenchidos devem ser digitalizados ou fotografados, então, serem encaminhados para o e-mail montenegro@agricultura.rs.gov.br. O fiscal estadual agropecuário da Ida de Montenegro, Rafael Silva Alves, salienta que várias outras demandas também estão sendo atendidas por meio digital, como emissão de guias de Transporte Animal (GTAs), declarações de nascimento e morte e comprovação de vacinas. “O objetivo dessa nova forma de atendimento é a prevenção à Covid-19, desobrigando os produtores rurais a se deslocarem”, explica.

Sobre a Declaração Anual de Rebanho, Alves diz que ela torna medidas de defesa sanitária animal, como controle de focos de doenças, controle de dispersão de doenças, vigilância sanitária animal, planejamento de ações de prevenção e controle de doenças, possíveis de serem executadas com mais eficiência e agilidade. Inclusive, o fiscal agropecuário reforça que há previsão de multa no valor inicial de R$ 1.278,86 aos produtores rurais que não entregarem o formulário preenchido.

Deixe seu comentário