Recepcão foi feita pela Casa Cooperativa e Fundação Sancor. Foto: Divulgação Sicredi Ouro Branco

Um movimento de intercooperação entre as Cooperativas Sicredi Ouro Branco e Sicredi Serrana, levou um grupo de professores orientadores das Cooperativas Escolares da região, para uma viagem de intercâmbio na Argentina. A cidade visitada foi Sunchales, conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo no país vizinho e uma referência mundial, sendo a origem do movimento das Cooperativas Escolares no Sul do país.

A comitiva foi recepcionada pela Casa Cooperativa e Fundação Sancor, que há décadas são as entidades fomentadoras das Cooperativas Escolares na Argentina, e que possuem uma trajetória fundamentada por lei no país, reconhecendo a importância do modelo cooperativo para o desenvolvimento econômico, social e humano. As Cooperativas Escolares estão inseridas em todas as escolas de ensino fundamental, médio, técnico e especial do País.
“Foi possível perceber o imenso orgulho das jovens lideranças ao apresentar os projetos construídos nas Cooperativas em que atuam. Um sentimento de pertencimento, de senso comum, de olhar coletivo. Orgulho esse, também sentido pelos professores orientadores que participaram da viagem, ao perceberem que a caminhada realizada por eles aqui no Brasil já está sendo referência para outras regiões, o que serve de motivação para perseverar e consolidar o Programa das Cooperativas Escolares dentro das melhores práticas na educação complementar, fazendo dele um instrumento de apoio aos compromissos da escola e da sociedade, na construção de um mundo mais cooperativo”, destaca Raquel Schwingel, da Sicredi Ouro Branco. A rede Sicredi Ouro Branco está presente em 21 municípios dos vales do Caí e Taquari.

Deixe seu comentário