Sugestões de projetos podem ser dadas por meio de aplicativo para celular

Os cidadãos do Vale do Caí têm até o dia 12 s para encaminhar sugestões de projeto para a Consulta Popular deste ano. Estão previstos R$ 1.028.571,43 para uma única proposta no Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Caí. A verba é destinada de acordo com critérios como a população da região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para deixar sua sugestão de projeto, é necessário baixar o aplicativo Colab na Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro. Feito o cadastro e definido o local da proposta, essa é encaminhada em forma de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O Colab permite o uso de foto para ilustrar a proposta.

Uma das possibilidades do app é apoiar propostas já submetidas ou ampliar a ideia a partir de uma já existente. As propostas que receberem mais apoio no aplicativo, desde que tenham âmbito regional, já estão garantidas na cédula de votação.

O passo seguinte é a realização de Assembleias Públicas Regionais ou Microrregionais, nas quais serão discutidas as propostas enviadas pelo cidadão. Esses encontros são abertos a todos os cidadãos, podendo votar os maiores de 16 anos. Nessa etapa são eleitos os delegados para as Assembleias Regionais Ampliadas, que definirão os projetos que estarão na cédula de votação.

A votação da Consulta Popular ocorre de 22 a 30 de novembro. O voto poderá ser feito através do site https://planejamento.rs.gov.br/consulta-popular ou pelo aplicativo Colab. (ARH)

Deixe seu comentário