BioCitrus adquire mandaria verde como matéria-prima
Importante manejo para evitar pomares carregados e garantir um fruto de qualidade na safra, o raleio também traz faturamento aos citricultores. A mandarina verde colhida é valorizada por seu óleo essencial. É em busca dessa matéria-prima que empresas como a BioCitrus, de Montenegro, adquirem a bergamota colhida agora para evitar o excesso de frutos numa mesma árvore no futuro.
O citricultor Pedro Wollmann destaca que o dinheiro arrecadado com o raleio é muito importante para custear despesas durante um período no qual se investiu em insumos para a futura safra. “(O raleio) deve ser feito e deve ser dado um destino (ao fruto colhido). (A venda para a empresa) é um destino nobre”, comenta o produtor rural, que é membro da Associação Montenegrina de Fruticultores (AMF), entidade que tem parceria com a BioCitrus para a compra dos frutos oriundos do raleio.
De acordo com o comprador de matéria-prima da BioCitrus, Aliston Ricardo Kussler, a AMF é um de 60 fornecedores que a BioCitrus possui. Esses fornecedores trazem frutos de cerca de 600 produtores diferentes do Vale do Caí e até de fora do Estado. “A empresa está de porta aberta. O que tiver possibilidade de compra, ela vai comprar. Não tem limite”, destaca Aliston.
A empresa começou a receber a matéria-prima em 10 de janeiro e seguirá recebendo-a até meados de maio. Segundo o comprador, os frutos adquiridos são pagos por tonelada. O valor tem um acréscimo de cerca de 10% em relação ao que era pago em 2021, com frutos oriundos de produção orgânica podendo ter acréscimo de até 30% no valor pago. Interessados em vender os frutos do raleio para a BioCitrus podem entrar em contato pelo telefone 9 9709-9116.
Aliston também salienta que a BioCitrus busca parcerias duradouras. “É uma empresa de projetos também. Ela compra (o fruto), mas ela tenta ajudar o produtor no campo qualificando o produto”, comenta e dá como exemplo a disponibilização de um aplicativo pelo qual o citricultor pode gerenciar sua propriedade. Além disso, a empresa também busca conscientizar quanto ao uso de pesticidas, inclusive, por conta de ter boa parte da sua produção exportada, atentando produtores quanto ao uso de pesticidas autorizados no Brasil, mas que estão proibidos em outros países.
A parceria da empresa com os produtores é destacada por Pedro. Segundo o citricultor, em todo o manejo há observação e notas são tomadas permitindo a rastreabilidade tanto das frutas do raleio quanto da safra das frutas in natura. Ele ressalta que a AMF busca todos os dias informações para produzir sempre um fruto de qualidade e, quando necessário, lançar mão do uso de produtos permitidos e minimamente agressivos.
Aliston explica que o óleo essencial extraído da casca da mandarina verde é usado pela indústria farmacêutica e também na perfumaria e produção de aromatizantes. Além disso, a empresa também realiza a extração do suco da fruta verde – com o qual está desenvolvendo novos produtos – e também trabalha com destinação para o bagaço do fruto. A BioCitrus também processo fruto maduro, tanto bergamota quanto laranja, para extração do óleo essencial e produção de suco.