O Correio já começou a entregar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 de Bom Princípio. O pagamento em cota única ou da primeira parcela vence no dia 10 de abril. Para quem optar pelo parcelamento em cinco vezes, os outros vencimentos serão sempre no dia 10 de cada mês, até agosto. Conforme o secretário municipal de Administração e Fazenda, Tiago Backes, o desconto para o pagamento à vista é de 10% sobre o valor do imposto – mas o percentual não incide sobre outras taxas cobradas no carnê como as de Limpeza Urbana e de Coleta de Lixo.

Quem eventualmente residir em locais do município onde não há serviço de carteiro, já pode retirar seu carnê diretamente na agência do Correio no Centro da cidade.

“Trata-se de um dinheiro que retorna diretamente para a comunidade, na forma de melhorias nas pavimentações, no sistema de abastecimento de águia e outros serviços. Por isso, é importante que todos façam sua parte”, ressalta Tiago, sobre a importância do tributo para o município. “Todos têm o direito de cobrar melhorias, mas também devem contribuir com para que elas ocorram”, completa.

Ao todo, foram emitidos em torno de 7 mil carnês e a expectativa de arrecadação é de cerca de R$ 1,6 milhão, segundo o Orçamento Municipal aprovado no final do ano passado.

Como pagar
Até o vencimento, os pagamentos podem ser feitos em qualquer agência do Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Federal e Sicredi. Outras opções são a lotérica do Centro de Bom Princípio e o posto do Bradesco na cidade, além da prefeitura. Após o vencimento, os pagamentos devem ser feitos apenas na prefeitura.

Para quem eventualmente perder seu carnê ou, por alguma falha qualquer, não o tiver recebido até o dia do vencimento, pode baixar a segunda via pela internet e imprimir em casa o documento de cota única ou cada parcela.

Para isso, basta entrar no site da prefeitura (www.bomprincipio.rs.gov.br) e, no lado direito da tela, clicar na janela “Serviços online”. Em seguida, clique em “consulta IPTU” e preencha o campo com o número do cadastro do imóvel – é o mesmo número que está no carnê do ano passado.

Quem tiver qualquer problema, também pode pedir a segunda via diretamente na prefeitura.

Dívidas atrasadas
O contribuinte que eventualmente tiver impostos em abertos de anos anteriores também pode negociar sua dívida na prefeitura. Nesse caso, até junho é possível parcelar as dívidas e ainda abater os acrescimentos de multa e juros.

Deixe seu comentário