Primeira edição da feita ocorreu em 2020, dias antes de pandemia do novo coronavírus começar a impor restrições FOTO: Emater/RS-Ascar

Com o lema “Mãos femininas que alimentam o mundo”, a Emater/RS-Ascar de Bom Princípio realizará no dia 31 a 2ª Feira Regional de Sementes e Mudas do Vale do Caí. O evento, alusivo ao Mês da Mulher, tem início previsto para as 13h e ocorre na Praça dos Ipês, junto ao Largo da Prefeitura Municipal, até as 17h30min.

Na ocasião haverá troca-troca, venda e doação de sementes, de mudas e de materiais vegetativos diversos. A ideia é promover a propagação de variedades crioulas. Os visitantes encontrarão mais de 25 tendas com guardiões de sementes e entidades que disponibilizarão sementes e mudas, além de agroindústrias, clube de mães e cooperativas.

O objetivo, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar Elisete Girotto, é mobilizar, capacitar e informar agricultores familiares para a identificação de plantas nativas, frutíferas, medicinais, aromáticas e condimentares. “A intenção também é a de promover o resgate deste tipo de material, estimulando os agricultores para que multipliquem sementes e mudas crioulas”, salienta. A ideia da feira regional é permitir a montagem de um banco de sementes permanente que possa ser acessado pelos produtores.

Dúvidas podem ser tiradas com a equipe da Emater/RS-Ascar de Bom Princípio pelo telefone 9 9355-8043. A feira é promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Prefeitura de Bom Princípio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Cresol, Banco do Brasil, Banrisul, Cooperativa Sicredi e Rádio Comunidade. (ARH)

Deixe seu comentário