Mesários são responsáveis pela recepção de votos e de justificativas. CRÉDITO: Divulgação/TSE

Ação é voltada para presidente da seção, 1º mesário e administrador do prédio

O Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral promoverá nos próximos dias o treinamento presencial de 419 eleitores que exercerão durante as eleições as funções de presidente e 1º mesário de Mesas Receptoras de Votos e de Justificativas. Outros 23 administradores de prédio também participarão da qualificação. Os encontros acontecerão em cada um dos cinco municípios abrangidos pela 31ª Zona Eleitoral.

Em Montenegro, 332 pessoas serão treinadas. Elas foram divididas em seis turmas, sendo que as aulas acontecem no salão do júri do Fórum da Comarca de Montenegro no dias 13 e 14 deste mês em três horários diferentes: 10h, 14h e 16h. Os participantes já foram avisados da data e horário de seu treinamento, mas dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3632-3880.

No dia 17, às 10h, acontece na Casa do Turista, em Maratá, o treinamento de 19 mesários. À tarde, a partir das 14h30min, é a vez de 31 mesários de Brochier passarem pela qualificação, que acontece no auditório da Prefeitura. Dia 18, às 10h, a Câmara de Vereadores de Pareci Novo receberá o treinamento de 21 pessoas que trabalharão no dia das eleições. No mesmo dia, às 14h30min, 16 mesários recebem o treinamento na Câmara de Vereadores de São José do Sul.

Primeiro turno das eleições acontece dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, ele será realizado dia 28 do mesmo mês
CRÉDITO: Divulgação/TSE

Nos encontros, os convocados receberão orientações para o correto desempenho de suas funções para a recepção de votos e justificativas nas 190 seções eleitorais e oito mesas receptoras de justificativas que serão instaladas nos município de abrangência da 31ª Zona Eleitoral. O treinamento presencial é ministrado somente aos ocupantes das funções de presidente, 1º mesário e administrador de prédio, enquanto o 2º mesário pode realizar o curso de maneira virtual, através do ambiente de ensino a distância do Tribunal Superior Eleitoral. Por sua vez, o secretário da seção não receberá treinamento prévio, sendo as orientações para o exercício de sua função repassadas diretamente pelo presidente da seção no dia da eleição.

O chefe do Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitora, Diego Bonato Coitinho, salienta que o mesário é peça fundamental no processo democrático. “Através de seu trabalho é propiciado ao eleitor o exercício de um de seus direitos de cidadão de maior destaque, que é a escolha dos representantes políticos que exercerão os cargos eletivos”, destaca.

Ser mesário traz benefícios ao cidadão
Dentre as vantagens de ser mesário, Coitinho destaca que ter prestado serviço como mesário serve de critério de desempate em concursos públicos e, em alguns municípios e estados, há até mesmo isenção de taxa de inscrição em concursos. Além disso, o cidadão recebe auxílio-alimentação e dois dias de folga por dia de convocação. O serviço eleitoral também é reconhecido como atividade extracurricular por instituições de ensino superior.

Como forma de valorizar o profícuo trabalho do mesário, assim como nas Eleições de 2012, o Cartório Eleitoral entregará, durante os treinamentos, uma distinção aos eleitores que estarão completando 10 eleições consecutivas de serviços prestados no período compreendido entre 2006 e 2018. Este ano, serão 77 colaboradores contemplados com tal distinção, enquanto nas Eleições de 2012 este número ficou em 44 mesários. Entre os homenageados está Cassius Magnus Amaral, 34 anos.

Hoje presidente de sua seção, o assistente contábil lembra que foi convocado pela primeira vez para ser mesário e, depois, manifestou sua vontade de exercer a função que tem hoje e voluntariou-se para tanto. Para Cassius, trabalhar como mesário é uma forma de ajudar o Brasil. “Não é um dia perdido, mas muito importante. Temos responsabilidade”, destaca. Votando no interior de Montenegro, o presidente de seção complementa ainda que os dias de eleições são especiais para ele por permitirem que reveja pessoas que há tempos não encontrava.

Deixe seu comentário