Uma semana após o teto de gesso de algumas salas do segundo pavimento do Centro Administrativo de São José do Sul ceder, a empresa responsável pelo seguro irá avaliar os danos sofridos. Segundo laudo apresentado pelo Departamento Técnico de Engenharia e Arquitetura do município, “aparentemente, as calhas e coletores não suportaram a quantidade excessiva de água e vento, ocorrendo o transborde e infiltração na laje, criando uma bolsa d’água entre o forro de gesso e a mesma. A pressão, peso da água junto ao gesso, fez com que o mesmo cedesse”.
Ainda de acordo com o documento, além do prejuízo causado pela queda do forro de gesso nas salas de contabilidade e gabinete do prefeito, houve comprometimento da sala da Junta do Serviço Militar, antessala do gabinete, copa do gabinete, sanitário do gabinete e do auditório principal (Câmara de Vereadores). O laudo destaca ainda que o pavimento superior do prédio permanecerá interditado preventivamente, até a liberação por parte da companhia de seguro para dar início ao restauro.
Com os danos causado e o segundo piso interditado, cerca de 15 servidores tiveram de ser realocados para salas do pavimento inferior para manter o atendimento ao público. Inaugurado em 2012, o Centro Administrativo custou R$ 2,26 milhões. Segundo o prefeito Sílvio Kremer, a garantia da obra vai até novembro deste ano. (ARH)