Evento, que contou com apresentação teatral, também marcou o início da Semana da Criança e dos Professores em São José do Sul

Visando explorar o potencial turístico de São José do Sul, a Administração Municipal lançou nesta segunda-feira, dia 11, o projeto de educação para o Turismo e Cultura nas escolas locais. A ação, que será realizada com alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino, tem como foco estudantes do Ensino Fundamental. O programa foi durante a abertura da Semana da Criança e dos Professores, que iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 20 deste mês.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de São José do Sul, José Paulinho Brand, através do projeto os empreendedores rurais do Município irão para a sala de aula explicar sobre suas produções e, em outro momento, também receberão a visita da turma na sua propriedade. Esse projeto se dará através da inclusão dele na grade curricular das turmas de 4º e 8º Ano em 2022.

Antes disso, nos próximos dias, professores e estudantes farão um roteiro pelos atrativos turísticos e culturais de São José do Sul. No passeio, os participantes visitarão 14 empreendimentos diferentes para conhecer um pouco mais de cada um deles. A ação também faz parte da Semana da Criança e dos Professores.

Secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto fez a apresentação do projeto

Segundo Paulinho, a ideia do projeto de educação para o Turismo e Cultura nas escolas é desenvolver nas crianças diferentes habilidades. Ele entende que através das visitas e conversas os estudantes poderão aprender a plantar algo diferente, entender mais sobre custos de produção e vendas e a serem mais gentis e atenciosos no trato com as pessoas. “Queremos colocar nas crianças novas habilidades, e todas elas humanas”, reforçou.

O projeto surgiu através da elaboração do Plano Municipal de Turismo de São José do Sul. “Nos demos conta de algo simples: não falamos de Turismo e Cultura (de São José do Sul) em nossas escolas”, apontou o secretário. Ele usou como exemplo uma noz de macadâmia plantada por uma produtora local, mas pouco conhecida na cidade.

Além do anúncio do projeto, também foi anunciado no evento o nome do mascote do projeto Recicla São José. O nome escolhido é Reciclito, proposto pela turma do 4º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Valéria Maria Kirch. Como prêmio, os estudantes da turma ganharão um kit com livro, brinquedo e material escolar. O evento contou, ainda, com o espetáculo “Abre a boca e feche os olhos”, com a companhia de teatro Luz & Cena.

Deixe seu comentário