Ideia é reunir artistas locais para troca de experiências e elaboração de projetos em conjunto FOTO: Reprodução/Pixabay

Para desenvolver a cena cultural do Município, a Prefeitura de São José do Sul, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT), está realizando um levantamento dos artistas e entidades artísticas da cidade. Aqueles que fazem parte deste cenário devem preencher um breve formulário disponível no link https://bityli.com/698aK. Lá devem ser informados dados de contato e também a área de atuação da pessoa ou grupo.

“Neste primeiro momento pensamos em fazer um levantamento de todos os talentos e entidades culturais que temos no nosso Município, ou seja, queremos identificar e conhecer todas essas pessoas físicas ou pessoas jurídicas”, explica o titula da SMECDT, José Paulinho Brand. De acordo com ele, o levantamento ocorre pela constatação de que São José do Sul tem um forte potencial cultural, mas que, por diversas razões, precisa ser melhor estruturado, estimulado e apoiado para se desenvolver.

De acordo com Brand, a ideia é, feito o levantamento, realizar um encontro com toda a diversidade cultural de São José do Sul para que eles se conheçam, troquem experiências e se unam em torno de objetivos e metas comuns, como a elaboração e execução de projetos em conjunto. “Isso resultará numa espiral positiva que impulsionará as ações culturais no Município, bem como a captação de recursos de editais de fundações e outros órgãos de fomento”, aposta o secretário.

Brand observa que, atualmente, a área cultura de São José do Sul está bastante desarticulada. “Temos grandes dificuldades na elaboração de projetos e participação em editais de busca de recursos”, comenta. E é justamente por isso que a atual gestão tem por objetivos estimular, fomentar, apoiar, capacitar e dar visibilidade aos talentos e entidades culturais locais.

Deixe seu comentário